Navegar

23/06/2021

Tese do mexicano Ezequiel Soto conquista prêmio da SBMAC

Crédito: Arquivo Pessoal

A tese de doutorado do mexicano José Ezequiel Soto Sánchez, defendida no IMPA em agosto de 2020, foi reconhecida como “destaque da comissão” no Prêmio Odelar Leite Linhares, concedido pela SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional). Em “Sobre ladrilhamentos periódicos com polígonos regulares”, o ex-aluno do IMPA faz a representação e a construção de ladrilhamentos de grande complexidade. Orientada por Luiz Henrique de Figueiredo e co-orientada por Asla Medeiros e Sá (FGV EMap), a tese desenvolve uma solução inédita para enumerar e gerar ladrilhamentos de forma sistemática. 

“Recebi a notícia com muita alegria. Conquistar um prêmio como este é sempre um incentivo para continuar me esforçando a produzir pesquisa de qualidade. Não é apenas um reconhecimento para mim, mas para todo o ecossistema que possibilitou meu doutorado e me incentivou a realizar meu trabalho. É, também, um reconhecimento para meus orientadores, para os professores do programa de computação gráfica e para o IMPA”, comemorou Ezequiel, que atualmente faz um pós-doutorado em modelagem e processamento geométrico para visualização científica no Instituto Tecgraf, na PUC-Rio.

Leia mais: Marcelo Viana na Folha: uma descoberta pop da ciência
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Victor Bicalho
João Paulo Lindquist fala sobre folheações holomorfas em tese

Com a conquista, ele ganha isenção da inscrição para participar do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) 2022, previsto para acontecer em Porto de Galinhas (PE).

A tese premiada fala sobre ladrilhamentos periódicos do plano com polígonos regulares. “Ladrilhamentos simples, formados por quadrados, podem ser frequentemente encontrados em cozinhas e banheiros”, exemplifica Ezequiel. “Além dos quadrados, triângulos e hexágonos regulares ladrilham o plano de forma conhecida. No entanto, quadrados, triângulos, hexágonos e dodecágonos podem ser combinados de múltiplas formas de crescente complexidade.”

Em seu trabalho, Ezequiel apresenta uma representação simples baseada em números inteiros, através da qual foi possível adquirir e classificar duas grandes coleções de ladrilhamentos existentes, o estado da arte no tema até o momento. “Além disso, desenvolvo uma solução para a enumeração de todos os ladrilhamentos com triângulos e quadrados. O número é infinito, mas existe uma forma de enumerá-los e gerá-los de forma sistemática. O método é inédito, aparece na tese e minha intenção é publicar o resultado em breve”, pontua o autor.

“É um problema muito antigo e difícil, para o qual Ezequiel contribuiu com uma representação computacional elegante e um método de aquisição robusto, que nos permitiu representar todos os ladrilhamentos conhecidos”, frisou Figueiredo, orientador do trabalho. “Foi um grande prazer orientar uma tese tão bonita, que combina matemática clássica com computação elegante e avança o estado da arte também por meio da publicação de dados e algoritmos, além de artigos em bons periódicos.”

A tese rendeu três artigos que foram apresentados em conferências internacionais e publicados em periódicos de qualidade, que estão entre os mais tradicionais em computação gráfica. Eles estão disponíveis neste link

Leia também: Em artigo, Mendonça Filho defende novo campus do IMPA
PAPMEM está com inscrições abertas até 18 de julho