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21/10/2024

Segunda fase da 19ª OBMEP é destaque na imprensa

A realização da 2ª fase da 19ª OBMEP ganhou espaço em diversos veículos de imprensa na última semana. O Globo, G1, Agência Brasil, TV Brasil, CNN e O Povo  foram alguns dos veículos que noticiaram a realização da prova, que ocorreu neste sábado (19) e reuniu mais de 900 mil alunos de todo o Brasil. 

O portal G1 deu visibilidade a cidade de Cocal do Alves, município do interior do Piauí, com menos de 7 mil habitantes, que conquistou 299 medalhas na OBMEP em 18 anos. A reportagem de  Sthefany Prado e Andrê Nascimento destacou não só a realização de mais uma edição da competição científica como contou a história de Rickelmy de Brito Pereira, de 23 anos, um estudante que conquistou uma bolsa e se formou em Matemática. Depois, ele voltou para a mesma escola em que estudou, mas desta vez, como professor.

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“A partir da conquista de uma medalha, consegui uma bolsa na UFDPar onde cursei Licenciatura em matemática. Essa bolsa ofertada contribuiu bastante para a minha permanência na universidade. Concluí o curso recentemente e tive a oportunidade de retornar para a escola que me proporcionou tudo isso. Agora, como professor de matemática e colega de profissão dos meus professores do ensino fundamental e médio”, contou o novo professor da cidade, que também dá aulas de preparação para a olimpíada. 

A TV Brasil também aproveitou a realização da prova para destacar a história de  um medalhista da OBMEP. Wesley Felix, de 17 anos, que participa pela última vez da Olimpíada, contou como a competição científica mudou sua relação com a disciplina. “Tudo começou no sexto ano, quando fiz pela primeira vez a OBMEP. Nem tinha conhecimento direito da Olimpíada. Participei, ganhei bronze e acabei  me apaixonando pela matemática. Vi algo mais desafiador na Olimpíada e comecei a estudar”, contou o estudante que cursa o 3º ano do ensino médio.

A matéria reforçou ainda os benefícios oferecidos aos medalhistas como a oportunidade de ingressar em universidades públicas através de “vestibulares olímpicos”. Em entrevista à TV, Jorge Vitório, diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, aproveitou para destacar o processo seletivo do IMPA Tech, que privilegia estudantes com bom desempenho em competições científicas.  “O IMPA Tech, por exemplo, reserva 80% das suas vagas para alunos de olimpíada do conhecimento. Anualmente, a graduação oferece 100 vagas na graduação, todas com bolsa, mas 80% são para medalhista, não só da OBMEP, mas de algumas outras olimpíadas também.” 

Já o jornal O Globo citou o oferecimento do PIC para os alunos medalhistas. “Alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. que propicia, por meio de encontros presenciais ou virtuais, contato com conteúdos mais profundos da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Estudantes de escolas públicas, além das aulas, recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa.”

Promovida pelo IMPA, a OBMEP é realizada em duas fases. A primeira etapa, realizada em 4 de junho, reuniu 18,5 milhões de alunos de escolas públicas e privadas de todas  as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, o recorde de 56.516 instituições participantes, e a incrível marca de 5.564 cidades – 99,9% dos municípios brasileiros. 

A Olimpíada oferece 8.450 medalhas nacionais. Desse total, 650 são de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 50 mil menções honrosas. A OBMEP distribui também outras 20,5 mil medalhas estaduais.

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