Itaú Social lança projeto de aprendizagem em matemática
“Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental” é a mais nova iniciativa do Itaú Social, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação). O projeto promove o reconhecimento e fomento de projetos de promoção da aprendizagem em matemática nas escolas públicas. Profissionais de educação, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades podem se inscrever até às 18h do dia 31 de outubro pela Plataforma de Editais do Itaú Social. A divulgação dos contemplados será em janeiro de 2025.
O projeto abrange especificamente projetos de disseminação de matemática nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Reconhecendo os baixos índices de desenvolvimento da matemática no Brasil, a abordagem social dos projetos é parte importante na avaliação dos inscritos.
Práticas de redução de desigualdades no estudo da matemática, modelos de aprendizagem circular e alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são alguns dos critérios presentes no edital.
“Não podemos naturalizar as notas ruins em Matemática dos estudantes brasileiros, tratando a disciplina como algo inacessível ou reservado apenas a poucos, como se fosse questão de “dom”. Ao fazer isso, deixamos de garantir o direito a aprendizagens fundamentais para a vida. Além disso, desperdiçamos oportunidades de incluir mais pessoas em áreas essenciais, como tecnologia e engenharia. Existem iniciativas brasileiras que já estão transformando essa realidade, e é fundamental identificar esses projetos para que possam ser conhecidos e adaptados em outras regiões. Precisamos, com urgência, formular estratégias que coloquem a Matemática como prioridade nas políticas educacionais e no debate nacional”, destaca a superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes.
Leia mais: Mais de 900 mil alunos fazem a 2ª fase da OBMEP no sábado (19)
IMPA oferece bolsa de pós-doutorado em Matemática
Folha: ‘Adição e multiplicação não se entendem’
O edital prevê tanto o auxílio a iniciativas bem-sucedidas de promoção da matemática quanto o fomento de novos projetos. Na modalidade de apoio “reconhecimento”, para projetos já ativos, os selecionados receberão um auxílio financeiro de R$ 10 mil e terão suas iniciativas divulgadas pelo Itaú Social.
Os classificados na modalidade “fomento”, destinada a projetos na fase de planejamento, receberão apoio financeiro de até R$80 mil e o acompanhamento para a execução das atividades no primeiro semestre de 2025.
As propostas podem ser submetidas em duas categorias: “Práticas de ensino-aprendizagem em Matemática”. Aqui, valem projetos que envolvem o uso de recursos didáticos e planejamento pedagógico até iniciativas de recomposição de aprendizagens, círculos olímpicos e atividades de divulgação. Já a segunda categoria, “Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes em Matemática”, é voltada para a formação e valorização de professores.
As inscrições estão disponíveis pela Plataforma de Editais do Itaú Social, até 31 de outubro. A divulgação dos contemplados ocorrerá em janeiro de 2025.
Leia também: Viana e Avila participam do ‘Conversa com Bial’
Evento da USP discute avanços em deep learning