Navegar

25/11/2019

Premiação da OMERJ reúne mais de 300 pessoas no IMPA

Evento foi realizado nos auditórios do IMPA

A entrega das medalhas da Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ) reuniu estudantes dos níveis fundamental, médio e superior, no IMPA, no sábado (23). A OMERJ tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino em matemática, estimular alunos e professores nas ciências e identificar jovens talentosos para incentivar a pesquisa. 

Os estudantes fizeram a prova em 31 de agosto. Nesta etapa, foram divididos em seis níveis: júnior, para quem cursa 6º ou 7º ano; níveis 1 a 4, para estudantes do 8º ano ao 3º ano do ensino médio (que não estejam na graduação), e nível U, para universitários. As questões variam de acordo com o grau de escolaridade dos participantes e envolvem temas como divisibilidade, números primos, potências, função logarítmica e cálculo, entre outros. 

Leia também: Claudio Landim ganha prêmio por contribuição à Educação
Computador quântico pode quebrar toda criptografia atual
Programa ‘Meninas Olímpicas do IMPA’ é destaque em O Globo

Em cada nível, os mais bem colocados receberam medalhas de ouro, prata e bronze e um certificado de mérito escolar. Outros destaques ganharam menção honrosa. Alunos do ensino público municipal receberam também uma premiação extra.

A OMERJ está ligada à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e à Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Carlos Frederico Borges Palmeira, da PUC-Rio, coordena a olimpíada. Também participam da comissão organizadora professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e dos ensinos fundamental e médio. 

Leia também: Com mais de 5 mil gols, Gugu é craque em campo e na OBM
Inscrições do Curso de Verão abrem em 16 de dezembro