Navegar

25/07/2023

Maria Soledad apresenta palestra sobre controle ótimo

A pesquisadora da FGV (Fudação Getúlio Vargas) Maria Soledad comandou nesta terça-feira (25) a palestra de divulgação “Controle ótimo: teoria, aplicações e desafios”. Para um auditório lotado, a pesquisadora apresentou os problemas que deram origem à teoria de controle ótimo e discutiu aspectos teóricos e práticos até chegar às aplicações e desafios atuais. 

“Fiquei muito contente em poder divulgar essa área de pesquisa, que não está muito desenvolvida, do ponto de vista matemático, no Brasil. É uma coisa que estou construindo há dez anos desde que cheguei aqui no IMPA em 2014, para um pós-doutorado de excelência e posteriormente, ingressei na FGV como professora”, afirmou a pesquisadora. 

Leia mais: Ardila cita compositores brasileiros na 2ª plenária do CBM
Colóquio promove debate sobre mulheres na Ciência
Bernard Derrida inicia semana de plenárias no CBM

Soledad trabalha com aplicações de epidemiologia matemática que envolvem controle de doenças ou de pragas, otimização da vacinação, que chegou a incluir a Covid-19, através da otimização de testagem. 

A pesquisadora aproveitou o Colóquio para divulgar o programa Cátedra Marília Chaves Peixoto que abriu inscrições para candidatas a uma bolsa de pós-doutorado em Matemática Aplicada, Estatística ou Ciência de Dados. A ação da FGV tem como objetivo aumentar o número de mulheres nos níveis superiores de qualificação em matemática e Ciência da Computação. 

“Sou professora e coordenadora da pós-graduação na FGV EMAp, sou a única mulher no corpo docente permanente. Estamos vendo que a porcentagem de mulheres que ingressam na graduação é baixa e isso vai descendo. É menos no mestrado e às vezes zero no doutorado. E aí, como vamos contratar professoras mulheres, se elas nem tão chegando no doutorado? Então, criamos esse programa de bolsa de pós-doutorado de até três anos. Gostaria de ter muitas candidatas para continuar com esse programa durante muitos anos. 

As inscrições para o programa vão até dia 31 de agosto. Marília Chaves Peixoto (1921 -1961) foi a primeira mulher a concluir um doutorado em matemática. Pesquisadora da área de Sistemas Dinâmicos, seus trabalhos sobre funções convexas tiveram repercussão internacional. Em 1951, Marília ingressou na Academia Brasileira de Ciências, sendo a primeira brasileira a ser membro daquela instituição. Ela morreu em 1961, aos 39 anos.

Leia também: Viana se reúne com ministro da Educação e prefeito do Rio
IMPA está com inscrições abertas para o Prolímpico