Ardila cita compositores brasileiros na 2ª plenária do CBM
Matemático, educador, músico e jogador de futebol. Foi assim que o pesquisador da Universidade de São Francisco (EUA) Federico Ardila se apresentou aos estudantes e pesquisadores que lotaram o auditório do IMPA, na tarde desta terça-feira (25), para acompanhar a palestra “The geometry of geometries: matroid theory, old and new”.
PhD em Matemática pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), Ardila também é DJ e utiliza a música como instrumento de inclusão nas salas de aula. Na plenária do 34º Colóquio Brasileiro de Matemática, não foi diferente. Ardila fez questão de citar Roberto Mendes e Mateus Aleluia, compositores brasileiros, ao explicar sua relação com o país.
“Não sei explicar o que a música de Mateus Aleluia, de Ilê Aiye (primeiro bloco afro do Brasil), e seus projetos educacionais significam para mim. A música de Roberto Mendes, baseada em um velho ditado sudanês, que diz ‘vou aprender a ler, para ensinar meus camaradas’. Música, educação, transformação. O que me influenciou foi Paulo Freire e sua escola”, disse o pesquisador em Português na abertura da palestra.
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Ardila destacou ainda que é uma inspiração participar de um encontro matemático latinoamericano.“Aqui se faz matemática de nível mundial. É algo que muitos países ainda precisam aprender”, afirmou.
Na palestra, o pesquisador falou sobre as conexões profundas entre a teoria dos matróides com outras áreas como teoria de campo, teoria de correspondência, combinatória de Lie, entre outras.
Para Kevyan Uehara de Moraes, estudante da Universidade Federal do Paraná, a plenária foi surpreendente: “Acho que os matróides mostram relações fundamentais e vendo como futuro lógico, é uma coisa incrível de ser ver. A noção de independência apresentada é algo que não tinha pensado. Colocar a lógica no mesmo patamar do matróide é algo lindo”, avaliou o estudante.
Trajetória premiada
Pesquisador da Universidade de São Francisco (EUA), Ardila já trabalhou ao lado do medalhista Field June Huh, em teoria dos matroides – tema da palestra no Colóquio. Também conhecido como DJ, o professor é famoso por utilizar música para otimizar o aprendizado da matemática. A iniciativa chegou a render ao colombiano diversos prêmios como o da Associação Americana de Matemática (MAA, na sigla em inglês) “por inspirar alunos dentro e fora das salas de aula da San Francisco State University”, em 2020. Em sua página na internet, o matemático se apresenta ainda como autor de quatro axiomas sobre educação e a disciplina.
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