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22/01/2024

Mais de 2.500 professores participam do PAPMEM

 

professor Luciano Castro

O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), que começou nesta segunda (22) e se estende até sexta-feira (26), registrou um número recorde de professores nesta edição. O programa recebeu 2.539 inscrições – número 14% maior do que o registrado no ano passado, quando o programa recebeu 2.212 inscritos.

“O PAPMEM está vivo há 33 anos. Por duas semanas, uma em janeiro e outra em julho, nos buscamos trazer as novidades, tendências do ensino, currículos e todas coisas que possam ajudar os professores a tonar suas aulas mais ricas e atuais. Esse programa começou com um grupo de 50 professores e hoje atingimos milhares em todo o país. Os professores em geral são solitários, trabalham intensamente em suas escolas e sentem falta de conversas com a comunidade matemática e é exatamente isso que o PAPMEM procura executar duas vezes por ano: colocar esse professores de todas regiões em contato uns com os outros e com conteúdos e tendências do ensino. Procuramos trazer professores renomados do meio acadêmico para as palestras. Então, em cada aula os professores têm a oportunidade de discutir problemas e aperfeiçoar seus conhecimentos. Nesse ponto, o PAPMEM está tendo sucesso muito grande. Estamos com um número recorde de professores. É um programa com passado enorme e um futuro muito grande pela frente”, destacou Eduardo Wagner, coordenador e professor do programa.  

Nesta edição, as aulas também foram gravadas pelos professores Luciano Castro, Paulo Cezar, José Pastore, Ivail Muniz, Carlos Nehab, Pedro Malagutti, e Ledo Vaccaro, que abordaram problemas olímpicos, probabilidade, desigualdade isoperimétrica, paralelismo e perpendicularismo no plano e no espaço, entre outros temas. Consulte aqui a programação completa. As aulas são gravadas e transmitidas pelo YouTube do IMPA.

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Gratuito, o PAPMEM foi criado em 1990 e aborda tópicos selecionados dos três anos do Ensino Médio e alguns do Ensino Fundamental. O programa contribui para aprimorar a formação dos professores de matemática do Ensino Médio de todo o Brasil e promove discussão sobre formas modernas e eficientes de ensinar e avaliar. A iniciativa é aberta para todos os professores da rede pública e privada ou para graduandos de qualquer área.

Aulas começaram nesta segunda

Ao todo, oito aulas serão transmitidas no YouTube do IMPA até sexta-feira (26) – duas a cada dia. Os vídeos ficam disponíveis a partir de 9h e ao fim de cada aula, a organização do programa envia uma lista de exercícios em um formulário online, que deve ser respondido dentro de 24h, horário de Brasília, de cada dia. As respostas servirão para contabilizar a presença e garantir o certificado de participação, no formato virtual ou híbrido (com prova presencial em um dos polos do programa). 

Caso algum participante tenha dúvidas sobre as disciplinas, ele deve enviar as perguntas até quinta-feira (25) às 14h para que os professores analisem. As perguntas selecionadas serão respondidas na sexta-feira (26). Nesta mesma data, os candidatos que escolheram a modalidade híbrida deverão comparecer presencialmente ao local selecionado no ato da candidatura para a realização da prova.


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