Marcelo Viana recebe da Prefeitura chave do IMPA Tech
O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, recebeu simbolicamente da Prefeitura do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (17), a chave do IMPA Tech, primeiro curso de graduação do instituto. O bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação vai funcionar em um galpão de 10 mil m², no Porto Maravalley, hub criado pela Prefeitura para abrigar também startups e empresas de tecnologia.
As obras do espaço, financiadas pelo Prefeitura do Rio de Janeiro, estão em processo de finalização e as aulas iniciam em abril. Com uma proposta inovadora, a nova faculdade vai formar profissionais preparados para o mercado de trabalho ligado à tecnologia.
“Essa graduação terá o DNA do IMPA, que desde 2005 organiza a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que movimenta cerca de 21 milhões de crianças e jovens em todo o país e que nos dá acesso aos jovens mais talentosos que o Brasil possui. Então, nossa proposta foi que o processo seletivo deveria privilegiar, de forma clara, aqueles com bom desempenho nas olimpíadas. É esse o perfil de estudantes que queremos, de todas as partes do país. Queremos os jovens mais talentosos e que tenham vontade de mudar o mundo por meio da matemática”, disse Marcelo Viana.
A entrega da chave do IMPA Tech ocorreu durante o evento da Prefeitura que distribuiu passaportes e kits para 141 alunos que ganharam uma viagem à Disney e à Nasa, na Flórida (EUA). Os estudantes ganharam o passeio de experiência pedagógica e de exploração científica ao se destacarem na 1ª e 2ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), que também é apoiada pelo IMPA.
“Queremos que o cara vá para a escola municipal e aprenda, tenha um olhar voltado para tecnologia, que dispute olimpíada da matemática, e que depois ele vá estudar no IMPA Tech, universidade da matemática, ou alguma das grandes universidades que temos no Rio, que depois, ele possa fundar sua empresa, produzir, ganhar dinheiro, trazer dinheiro pra cá e permitir que mais gente possa ser educada, que mais gente possa avançar. Esse é o objetivo que temos”, destacou Eduardo Paes no evento que ocorreu ao lado do Museu do Amanhã.
Leia mais: Divulgado resultado de vagas em pós-doutorado
Folha: Cientistas descobrem uma valsa planetária
Inscrições abertas para a Bolsa Capes PICME-OBMEP
O novo curso de graduação do IMPA vai atender até 100 estudantes, no primeiro ano, com investimentos de R$ 16,7 milhões transferidos pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os alunos aprovados no processo seletivo, que leva em consideração o desempenho em cinco competições científicas ou na prova de Matemática do Enem, serão contemplados com apoio financeiro e alojamento estudantil (para maiores de 18 anos), oferecido pela Prefeitura.
“O Rio de Janeiro quer ser a capital da matemática, quer ser uma grande referência mundial no ensino e no aprendizado da matemática e o IMPA Tech é uma faculdade que vai levar em consideração a performance de vocês [estudantes] em Olimpíadas. Então, quem está mandando bem nas olimpíadas precisa ser recompensado. O recado que queremos passar é que na cidade do Rio de Janeiro estudar vale a pena”, disse o secretário de Educação Renan Ferreirinha. A Graduação
A graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação terá quatro anos de duração e após um ciclo básico, os estudantes poderão escolher entre as ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.
O processo seletivo para o curso começou em novembro com o período de inscrições do candidato. Em 23 de janeiro, o IMPA Tech divulga a lista dos candidatos aprovados para a segunda fase: entrevistas individuais e em grupo. A lista de convocados para a graduação será divulgada em 29 de fevereiro.
Leia mais: Medalhista da OBMEP realiza sonho de estudar no IMPA
IMPA participa da 1ª edição da Etapa SigmaCamp no Brasil