Navegar

29/10/2020

INCTMat inicia atividades para desenvolvimento profissional

Em novembro, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) dá início a uma série de atividades virtuais de desenvolvimento profissional voltada para matemáticos. O primeiro encontro acontece no dia 4, às 17h15, em uma mesa redonda on-line que vai tratar sobre a elaboração de projetos de pesquisa. A transmissão acontece pela plataforma Zoom, com inscrições pela página do INCTMat

Participam da mesa redonda “Elaboração de Projetos de Pesquisa” Roberto Imbuzeiro, pesquisador do IMPA; Cecília Mondaini, professora assistente na Universidade de Drexel, nos EUA; Cristina Caldas, diretora de ciência do Instituto Serrapilheira e Yuri Lima, matemático e professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). A mediação será feita por Jaqueline Mesquita, professora da Universidade de Brasília (UNB).

Leia mais: Professor Luiz Felipe Lins é eleito Educador do Ano de 2020
Matemáticos desvendam segredo do dodecaedro
Brasil conquista 27 medalhas na olimpíada Ibero-americana

Imbuzeiro destaca que o processo de escrita de um projeto é difícil, mas é etapa essencial por duas razões, principalmente. “É um momento de reflexão sobre a pesquisa do candidato. O que ele já fez, para onde quer ir, como o trabalho se relaciona com os de outras pessoas e por aí vai. É também um momento de prestar contas à sociedade ou a quem quer que esteja oferecendo o financiamento”, aponta. 

No evento, o pesquisador vai trazer a visão de quem avalia os projetos, mostrando elementos que ajudam na leitura e parecer. Como, por exemplo, tornar objetivos claros, elaborar um texto sucinto, com explicações diretas que mostrem que o candidato está apto a resolver determinados problemas. 

Dúvidas podem ser enviadas por e-mail para  inctmat@impa.br. Os próximos encontros virtuais ainda terão datas definidas e serão anunciados no site do instituto. O INCTMat tem como objetivo alavancar a consolidação da matemática brasileira tanto em centros estabelecidos quanto nos mais recentes, que se propagam pelo país. Além disso, também busca elevar sua presença e prestígio internacionais. Sob coordenação de Jacob Palis (IMPA), o instituto mantém grupos de pesquisa em 21 centros de desenvolvimento e busca avançar as fronteiras na pesquisa científica, contribuindo para a formação de futuros matemáticos e intensa busca de novos talentos. 

Leia também: Festival Nacional da Matemática abre inscrições para oficinas
Na Folha, Marcelo Viana fala sobre a hora do amigo secreto