Navegar

18/04/2023

IMPA abre chamada pública para bolsa de pesquisa PCI

O IMPA abriu nesta terça-feira (18) uma chamada pública para seleção de um bolsista na área de sistemas dinâmicos e temas correlatos, para atuar no projeto “Espectros de Markov e Lagrange dinâmicos.” O aluno selecionado ficará sob supervisão do pesquisador do IMPA Carlos Gustavo Moreira. A pesquisa ocorre no âmbito do Programa de Capacitação Institucional (PCI), na modalidade D, nível B.

As candidaturas devem ser realizadas através do preenchimento e envio do formulário de inscrição e termo de consentimento para o e-mail pci@impa.br, até 1º de maio. As inscrições podem ser feitas neste link.

Leia mais: Folhinha estreia desafios de lógica em parceria com o IMPA
IMPA é homenageado com medalha Pedro Ernesto
Abertas as inscrições para Escola Brasileira de Probabilidade

Com o valor mensal de R$ 4.160, a bolsa é operacionalizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e financiada com recursos oriundos do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

São requisitos obrigatórios que o candidato seja brasileiro, estrangeiro residente no Brasil em situação migratória regular no país ou estrangeiro não residente com visto de migração temporário. Também é necessário possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes e perfil e experiência adequados ao nível de bolsa PCI da candidatura. 

É desejável que o bolsista tenha doutorado na área de sistemas dinâmicos, com experiência no tema do projeto, além de disponibilidade para iniciar as atividades em 1º de julho deste ano.

Os candidatos não poderão ter usufruído de Bolsa PCI por prazo igual ou superior a 60 meses nem ter tido vínculo empregatício direto ou indireto ou  aposentadoria pela mesma instituição executora do projeto. Quem quiser concorrer também não poderá manter vínculo empregatício com instituições ou empresas no Brasil e nem acumular o auxílio com qualquer outro tipo de bolsa oriunda de qualquer instituição de fomento pública ou privada. 

As candidaturas serão analisadas com base na experiência prévia do candidato em projetos científicos, tecnológicos ou de inovação na área; na adequação do perfil do candidato ao projeto a ser apoiado e no alinhamento do histórico acadêmico e profissional do candidato às competências e atividades exigidas.

A relação de todas as candidaturas julgadas, aprovadas e não aprovadas será divulgada na página do Programa de Capacitação Institucional do IMPA, conforme o cronograma.

Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para pci@impa.br. Acesse aqui outras informações.

Leia também: Folha: a matemática nas ciências humanas
‘Adorei participar e agora quero o ouro’, diz aluno de 11 anos