Navegar

17/04/2023

Folhinha estreia desafios de lógica em parceria com o IMPA

Folha de S. Paulo

O IMPA estreou neste sábado (15) desafios de lógica da OBMEP na Folhinha, espaço no jornal Folha de S.Paulo destinado a notícias sobre o universo infantil. O instituto é responsável pelo Portal da OBMEP,  que disponibiliza de forma gratuita material didático de apoio ao Ensino Fundamental e Médio. Agora, os quebra-cabeças divertidos que estimulam o raciocínio lógico vão ganhar espaço nas edições online e impressa do jornal.

Leia mais: IMPA é homenageado com medalha Pedro Ernesto
Abertas as inscrições para Escola Brasileira de Probabilidade
Folha: a matemática nas ciências humanas

A edição de estreia da coluna contou com uma entrevista do diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, que explicou não ser necessário saber matemática para resolver os problemas. “Os problemas propostos serão todos voltados para crianças, com muitas figuras, e que podem ser interpretados como jogos e quebra-cabeças. Eles também podem ser úteis a professores do ensino básico, que podem usá-los em sala de aula com seus alunos.”

Landim comparou ainda os passatempos com aqueles presentes no livro “O Homem que Calculava”, romance de Malba Tahan, publicado em 1938 e avalia a parceria do instituto e da Folhinha como um caminho para divulgação da matemática para o público jovem. 

O primeiro desafio publicado pedia que a criança organizasse um jardim vertical distribuindo oito vasos de flores, de acordo com as orientações do enunciado. Esta é mais uma parceria do IMPA com a Folha, que publica às quartas-feiras, desde 2017, coluna do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Confira aqui a primeira edição do quebra-cabeça! Para acessar outros desafios, visite o Portal da OBMEP.

Leia também: ‘Adorei participar e agora quero o ouro’, diz aluno de 11 anos
Inscrições abertas para Colóquio Brasileiro de Matemática