Navegar

26/07/2021

Ex-ministro Marco Antônio Raupp morre aos 83 anos

Foto: Agência Brasil

O ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antônio Raupp morreu, neste sábado (24), aos 83 anos. A família informou que a causa da morte foi insuficiência respiratória aguda, decorrente de um tumor cerebral. Matemático, físico e cientista da computação, ele foi diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). Atualmente, era diretor geral da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos, que ajudou a criar e implementar. 

“Marco Antônio Raupp é uma grande figura da ciência e tecnologia no Brasil, cientista renomado e gestor excepcional. Como ministro, teve papel de destaque no apoio do governo brasileiro à vinda do Congresso Internacional de Matemáticos para o nosso país”, destacou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Leia mais: IMPA abre chamada pública para bolsa de pesquisa PCI
Única vencedora do Abel Prize fala ao INCTMat
Na Folha, Viana fala do que Lincoln aprendeu com Euclides

O ex-ministro tornou-se doutor em matemática pela Universidade de Chicago. Foi livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi professor associado no Instituto de Matemática e Estatística (IME). Quando dirigiu o INPE, criou o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Como ministro, em 2013, criou a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e foi responsável pela formulação e coordenação da política espacial brasileira, na qual atuou em 2011 e 2012.

Ao longo de sua carreira, recebeu títulos importantes como a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República; Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico, Força Aérea Brasileira/FAB; Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval, Marinha do Brasil/Brasília; e a Medalha de Pacificador, Exército Brasileiro/EB.

“Perdemos mais uma pessoa admirável, um grande cientista e um gestor humano, desta vez, por causa de um câncer”, informou o LNCC em nota.

Fonte: G1

Leia também: Chiarini defende tese em difusão de longo alcance na terça (20)
Tainá se espelha em ídolos para trilhar caminho na matemática