Navegar

26 de August de 2019, 15:28h

Equipe brasileira está na Bolívia para disputar a Cone Sul

Os estudantes da equipe que representará o Brasil na 30ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul já estão em Sucre, na Bolívia, para participar de mais uma edição da competição. A disputa, que acontecerá em 27 e 28 de agosto, conta com as equipes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

O time brasileiro é formado por Enzo Pontes Saraiva de Moraes, de Fortaleza (CE); Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP); Gustavo Neves da Cruz e Marcelo Machado Lage, ambos de Belo Horizonte (MG). Os quatro estudantes são medalhistas da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e estão acompanhados pelo líder Davi Lopes, de Fortaleza (CE) e pelo vice-líder André Yuji Hisatsuga, de São Paulo (SP).

Leia também: Como a falta de verba do CNPQ ameça a produção científica
Marcelo Viana recebe Prêmio CBMM por contribuição à ciência
Motivação de professor torna possível medalha na OBMEP

As provas serão realizadas individualmente e os estudantes dispõem de 4h30 em cada dia para resolver três problemas de matemática propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. As questões abrangem disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

Realizada desde 1988, a competição tem o objetivo de criar oportunidade para jovens demonstrarem suas habilidades em Matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais entre os estudantes do Ensino Básico dos países latino-americanos.

Desde a primeira edição, os brasileiros já conquistaram 27 medalhas de ouro, 49 medalhas de prata e 33 medalhas de bronze na competição. O país também já sediou a Cone Sul em cinco oportunidades: em 1993 em Petrópolis (RJ); em 1998 em Salvador (BA); em 2002 em Fortaleza (CE); em 2010 em Águas de São Pedro (SP) e no ano passado em Maceió (AL).

Leia também: SBM informa cancelamento de edital do PROFMAT 2020
IMPA abre seleção para analista administrativo