IMPA e FAPERJ promovem ciclo de palestras com cientistas
Os aspectos mais fascinantes e surpreendentes da matemática serão desvendados durante o “Ciclo de Palestras com Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado”, que promove apresentações transmitidas pelo canal de YouTube do IMPA, sempre às 10h, durante os meses de julho e agosto. Com conteúdos de linguagem acessível, a iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso do público geral aos temas estudados pelos pesquisadores do instituto que são bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Intitulada “Adivinhe um número”, a primeira aula da série será apresentada pelo pesquisador do IMPA Roberto Imbuzeiro, nesta terça-feira (5). Imbuzeiro afirmou que é um desafio pegar matemática de ponta e explicar de forma que qualquer pessoa entenda. “Desta vez, vou falar sobre um assunto universal, que é a mentira! Ou melhor: como você pode adivinhar o número que seu amigo está pensando, fazendo perguntas a ele, se ele tem o direito de mentir algumas vezes? Por incrível que pareça, essa brincadeira tem a ver com problemas importantes de comunicação”, comentou o pesquisador.
Leia mais: Manoel Messias incentiva alunos de escola indígena na OBMEP
Quatro pesquisadores do IMPA participam do ICM 2022
Nachbin contribui em problema que instigou Einstein
Na próxima palestra, é a vez de Oliver Lorscheid, também pesquisador do IMPA, falar sobre a “Diversão com números primos”, na quinta-feira (7). Em seguida, também se apresentarão os pesquisadores do instituto Mikhail Verbitskiy; MiKhail Solodov; Marcelo Viana; José Espinar; Felipe Linares; Jorge Vitorio Pereira; Hubert Lacoin; Hossein Movasati; Eduardo Esteves; Carlos Gustavo Moreira; Aloísio Araújo e Alfredo Iusem.
O pesquisador Jorge Vitorio afirma que a iniciativa da FAPERJ permite uma aproximação entre a academia e os alunos da educação básica. “Na minha palestra, tentarei mostrar que a matemática transcende as fórmulas e se conecta com questões mundanas, como a confecção de uma bola de futebol, mas também com questões fundamentais, como as órbitas dos planetas”, afirmou.
Confira a lista completa de palestras abaixo:
5 de julho – “Adivinhe um número”, com Roberto Imbuzeiro
7 de julho – “Diversão com números primos”, com Oliver Lorscheid
12 de julho – “O sonho de Hilbert”, com Mikhail Verbitskiy
14 de julho – “Otimização Energética: o desafio das tecnologias intermitentes”, com MiKhail Solodov
19 de julho – “As guerras da equação cúbica”, com Marcelo Viana
21 de julho – “Bolhas e películas de sabão: uma brincadeira de criança”, com José Espinar
26 de julho – “Pororoca”, com Felipe Linares
28 de julho – “Vértices, Arestas e Faces”, com Jorge Vitorio Pereira
2 de agosto – “Cadeias de Markov: A Matemática do embaralhamento”, com Hubert Lacoin
4 de agosto – “Homotopia para crianças”, com Hossein Movasati
9 de agosto – “Cálculo de Schubert”, com Eduardo Esteves
11 de agosto – “Frações contínuas e aproximações de números reais por números racionais”, com Carlos Gustavo Moreira
16 de agosto – “Métodos Matemáticos em Economia: Equilíbrio geral, reformas, causalidade e educação infantil”, com Aloísio Araújo
18 de agosto – “O que é Otimização?”, com Alfredo Iusem
Leia também: Meninas Olímpicas do IMPA visitam Museu de Astronomia
Paradoxos lógicos são tema de coluna de Viana na Folha