Navegar

10/05/2023

Plantio de 5.529 mudas no novo campus do IMPA completa 1 ano


Um ano após o início das ações de plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, no terreno que vai abrigar o novo campus sustentável do IMPA, a nova vegetação está adaptada ao ambiente, se desenvolvendo dentro dos padrões normais e a perda de mudas na região foi inferior a 1%, segundo a Agrotexas Rio, empresa responsável pelo monitoramento e manutenção das espécies.

Em 2022, o IMPA plantou 5.529 mudas na região, em medida compensatória pela construção do novo empreendimento. Pesquisadores, alunos e funcionários do instituto participaram de ações para o plantio de jequitibá, ipê-dourado, embaúba, pau-Brasil, entre outras espécies. Um mutirão ocorreu no Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio e contou com representantes da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Botânico (AMAJB). Assista ao vídeo.

Leia mais: Na Folha, Viana fala sobre a obra Moby Dick e a matemática
Imprensa destaca avanço do IMPA em Teorema de Ramsey
IMPA Portas Abertas acontece em 13 de junho e 20 de setembro

Em julho, o
plantio foi finalizado e desde então, o desenvolvimento da vegetação é monitorado. “A manutenção consiste na remoção de espécies invasoras num raio de um metro ao redor de cada muda, controle de formigas cortadeiras quando presentes nas áreas do plantio, avaliação fitossanitária, adubação, entre outras ações”, explicou o engenheiro agrônomo da Agrotexas, Yoshihico Watanabe.

De acordo com a empresa, a perda de mudas na região foi inferior a 1% o limite aceitável em ações de plantio é de até 10%. Outra boa notícia é que espécies pioneiras já alcançaram 2 metros de altura. Elas tendem a crescer mais rápido e abrir espaço para espécies secundárias e tardias.


São exemplos de espécies pioneiras o Guapuruvu e secundária, o Ipê.  Ao todo, quase 60 espécies da Mata Atlântica foram plantadas no terreno, seis delas ameaçadas de extinção. As ações de plantio contribuíram para a substituição de árvores exóticas (jaqueiras) pelas nativas; para o enriquecimento florestal da região e o aumento da diversidade da fauna e da flora no Jardim Botânico.  


Desde o início das obras, em abril de 2021, o terreno já recebeu visitas de inspeção de órgãos, como a SMAC (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Polícia Ambiental e Polícia Civil. Em todas as ocasiões foi atestado que a obra estava regular e transcorre na mais absoluta legalidade cumprindo todas as exigências.

Novo campus sustentável vai expandir contribuições do IMPA à sociedade

O projeto do novo campus foi integralmente concebido para a solução de problemas ambientais, desde materiais mais leves e de baixo impacto construtivo ao uso racional de água e à gestão de eficiência energética. O projeto conquistou o Prêmio Reconhecimento 2017, na Suíça, a mais importante competição internacional de projetos sustentáveis em arquitetura.

Com infraestrutura comparável à dos principais centros mundiais de pesquisa, o campus sustentável vai ampliar e diversificar as atividades do instituto, aumentando ainda mais sua contribuição científica e social para o Rio de Janeiro e para o Brasil. 

Além de formar mestres e doutores e capacitar professores da educação básica, o IMPA desenvolve pesquisas de alto nível, faz parcerias com o setor produtivo, e desempenha um papel fundamental na popularização da matemática. A expansão beneficiará os estudantes, os pesquisadores, a comunidade científica, cariocas e brasileiros. 

Saiba mais sobre o campus sustentável do IMPA em: https://impa.br/novocampus/.

Leia também: Alejandro Vicente conclui ciclo de seis anos no IMPA
Meninas Olímpicas do IMPA participam de atividades lúdicas