Navegar

08/05/2023

Imprensa destaca avanço do IMPA em Teorema de Ramsey

A descoberta de um novo algoritmo capaz de melhorar o limite do Teorema de Ramsey, desenvolvido no IMPA, foi destaque na capa do jornal O Globo deste domingo (7); na Folha de S.Paulo; na edição on-line da Revista Galileu e também na Quanta Magazine.

No Globo, o trabalho de Robert Morris, pesquisador do IMPA, Marcelo Campos, doutor pelo IMPA, e dos pesquisadores Simon Griffiths, da PUC-Rio, e Julian Sahasrabudhe, de Cambridge, teve uma página inteira do matutino dedicada ao avanço mais significativo da área nos últimos 88 anos. 

Leia mais: Alejandro Vicente conclui ciclo de seis anos no IMPA
Meninas Olímpicas do IMPA participam de atividades lúdicas
Encontro Mulheres Matemáticas do IMPA: inscrições até 9 de maio

Com o título “Grupo carioca avança em problema que desafia matemáticos há mais de 90 anos” , o jornal O Globo explicou os resultados e apresentou infográficos sobre o tema.  

“Qual tamanho mínimo um grupo de pessoas precisa ter para que, num subgrupo, todos se conheçam ou nenhum deles se conheça? Em 1935, o matemático húngaro Paul Erdos formulou junto com seu colega George Szekeres uma prova de que existe um limite máximo para encontrar uma panelinha de um determinado tamanho k, que é o de 4k (4 elevado a k). Desde a década de 1930, de qualquer modo, nenhum matemático tinha conseguido uma regra geral melhor para estabelecer esse limite. Até que o trabalho feito no Rio (…) apresentou finalmente um avanço. Num estudo matemático que ocupa 56 páginas de cálculos e demonstrações, os cientistas oferecem uma fórmula que reduz um pouco o limite máximo para o número k no teorema de Ramsey — no exemplo acima, em vez de 4k a solução ficaria como 3,9995k”, explica a reportagem.

Crédito: Jornal O Globo

Crédito: Jornal O Globo

Em entrevista ao O Globo, Robert Morris disse que os resultados foram uma surpresa. “Quando deu certo, foi algo surpreendente até mesmo para a gente. Estávamos tentando fazer uma coisa mais complicada e, seguindo esse caminho, não estávamos conseguindo. Só depois achamos essa solução, que realmente é bem mais simples do que estávamos esperando.”

O jornal destacou ainda que o avanço foi celebrado por matemáticos mundo afora, como Timothy Gowers, ganhador da Medalha Fields, láurea equivalente ao prêmio Nobel da matemática. Leia aqui a reportagem completa.

Já a reportagem da Folha de S.Paulo foi divulgada no sábado (6). O jornal explicou que o avanço de 0,005 “pode estimular mais pesquisas com o teorema e causar impactos na ciência da computação, área bastante ligada à combinatória.” A reportagem contou ainda que os estudos envolvendo o problema começaram em 2018 no IMPA, com Morris, Sahasrabudhe e Griffiths e que o trio formulou inúmeras propostas ao longo dos anos.

Folha de S.Paulo



Marcelo Campos se juntou ao grupo em 2021. “Os cientistas realizavam reuniões para discutir o problema e, a cada início de ano, se encontravam pessoalmente no curso de verão do IMPA para passar as semanas em frente a uma lousa, tendo o giz como arma”, diz um trecho da reportagem.

Ao jornal, Campos disse que “só agora, em 2023, achamos uma estratégia que realmente funcionou”, concluiu.

Leia aqui as publicações da Quanta Magazine e da Revista Galileu.

Galileu

Quanta Magazine