Navegar

08/05/2023

Alejandro Vicente conclui ciclo de seis anos no IMPA

Após seis anos de história com o IMPA, Alejandro Vicente, de 29 anos, completa o ciclo no instituto com a apresentação da tese de doutorado “Formas de contato de pré-quantização em esferas e sistemas integráveis”. O cubano chegou ao Brasil em 2017, para começar o mestrado em matemática pura, e conclui o doutorado na próxima terça-feira (9), às 11h. A tese, que teve orientação do pesquisador Vinicius Ramos, será defendida na sala 232, com transmissão pelo YouTube do IMPA.

No Brasil desde os 23 anos, ele conta que foi no IMPA que construiu relações de amizade e se encontrou academicamente. A opção por pesquisar geometria e topologia simplética veio após o mestrado, quando cursou disciplinas sobre o tema com Vinicius Ramos.

“O processo de orientação do Vinicius me preparou para ser um pesquisador independente. Essa é uma habilidade fundamental na pesquisa, porque estamos sempre nos deslocando e debatendo com profissionais do mundo todo. Sou muito agradecido a ele por ter contribuído tanto com a minha pesquisa”, concluiu.

Leia mais: Meninas Olímpicas do IMPA participam de atividades lúdicas
Encontro Mulheres Matemáticas do IMPA: inscrições até 9 de maio
Folha: Viana explora referências matemáticas na literatura

Na topologia simplética, o doutorando se interessou por entender a relação entre as esferas e sistemas integráveis. 

“Na topologia, estudamos a deformação de objetos. Uma forma de entender esses objetos é imaginar aquela ‘geleca’ que as crianças brincam. O objeto pode se movimentar, ser torcido, mexer, mas sem ser cortado… Na geometria simplética, a gente consegue medir áreas e, assim, estudar as propriedades dos objetos deformados dentro da estrutura. Na minha tese, procurei a maior bola que é possível encaixar em uma variedade simplética”, disse.

Nascido na cidade de Cienfuegos, Cuba, Alejandro comenta que percebeu o talento para as exatas aos 15 anos, através de brincadeiras dos colegas da escola. “Por alguma razão, todos foram mal em uma prova e eu fui muito bem. Meus amigos começaram a dizer que eu não era ‘tão ruim’ em matemática e, por isso, fui pesquisar livros para ler por curiosidade. Encontrei várias coisas que não entendia e encarei isso como um desafio”, comentou.

Filho de uma professora da educação básica e de um administrador, Vicente foi descobrindo o interesse pela disciplina a partir do estudo autônomo – com livros avançados que encontrou enquanto ainda cursava a escola. A partir daí, se decidiu pela graduação em matemática, na Universidade Central de Las Villas.

“Me interessei por estudar algo que eu não conseguia entender. Percebi que queria fazer a graduação, primeiro só por curiosidade. Quando acabei a graduação, pensei ‘quero aprender ainda mais matemática’, e vim ao Rio conhecer o mundo da pesquisa.”

Em setembro, o jovem embarca em uma nova experiência, o pós-doutorado na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel. “Estou muito animado! Tenho conseguido alcançar espaços que nem esperava chegar. Estou muito feliz.”

Leia também: Abertas as inscrições para 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP
GADEPs: equações diferenciais são tema de evento na China