Navegar

09/02/2022

PICME 2022 está com inscrições abertas

O Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) abriu, nesta quarta-feira (9), as inscrições para o processo de seleção de estudantes universitários de qualquer área que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O programa é destinado aos alunos de graduação em instituições públicas ou privadas que tenham sido medalhistas em pelo menos uma das edições da OBMEP ou da OBM. O calendário está disponível no site do programa.

O PICME oferece aos alunos universitários a oportunidade de realizar estudos avançados em matemática simultâneos à graduação. O programa é oferecido em instituições com mestrado acadêmico credenciadas a participar do PICME. Os participantes selecionados recebem uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq no valor de R$ 400 (quatrocentos reais).

Leia mais: Na Folha, Viana fala do estranho paradoxo de Simpson
Minicurso sobre ladrilhamentos do plano começa na terça (8)
Estão abertas as inscrições para a 17ª OBMEP

Como se inscrever

Para participar, é necessário realizar a candidatura através do site do PICME. Os selecionados por esse processo serão contatados por e-mail ou telefone cadastrados na inscrição e receberão orientações para prosseguirem com a candidatura. São selecionados anualmente 300 novos participantes no Brasil.

O início da participação no PICME ocorre a partir do segundo semestre letivo, com exceção de candidatos multimedalhistas e/ou de graduação em matemática que podem participar a partir de seu primeiro semestre letivo. Todos os participantes se candidatam a partir do mesmo processo seletivo, com duas entradas no programa. A primeira entrada é feita em março e a segunda em agosto de 2022.

As inscrições se iniciaram dia 9 de fevereiro e vão até 9 de junho, sendo que para a 1ª entrada é necessário se inscrever até 4 de abril.

Quem pode concorrer à 1ª entrada

a) Alunos de graduação na área de matemática e/ou que obtiveram pelo menos 4 medalhas (multimedalhista da OBMEP e/ou OBM) com entrada no Ensino Superior no primeiro semestre de 2022.

b) Alunos com entrada no Ensino Superior anterior a 2022 com pelo menos uma medalha na OBMEP e/ou OBM de qualquer curso de graduação.

c) Candidatos não aproveitados nos anos anteriores e ex-bolsistas.

Quem pode ser selecionado para a 2ª entrada

a) Todos os alunos regularmente matriculados em graduação pelo menos no 2º semestre letivo em 2022, com pelo menos uma medalha na OBMEP e/ou OBM;

b) Alunos aptos não selecionados para a 1ª entrada.

c) Alunos de graduação na área de matemática e/ou que obtiveram pelo menos 4 medalhas (multimedalhista da OBMEP e/ou OBM) com entrada no Ensino Superior no segundo semestre de 2022 (os demais alunos deverão aguardar o processo seletivo de 2023)

d) Alunos não multimedalhistas ou de curso de matemática com início do 2º semestre letivo posterior a setembro 2022 deverão aguardar o processo de 2023.

O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país. Para mais informações, acesse o site do PICME.

Leia também: Município de Oeiras (PI) se destaca na 16ª OBMEP
Alunos comemoram conquistas de medalhas na 16ª OBMEP