Navegar

26/01/2023

Luiz Henrique de Figueiredo é homenageado no IMPA

Pesquisador do IMPA desde 2001 e membro do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), Luiz Henrique de Figueiredo teve a sua trajetória homenageada durante o encontro de computação gráfica “LHF60++: Comemorando novamente os 60 anos de Luiz Henrique de Figueiredo”, realizado nesta quarta-feira (25), no IMPA. 

A ocasião serviu como continuação da comemoração dos 60 anos de Figueiredo, que ocorreu no ano passado durante o SIBGRAPI, em Natal, e não contou com a presença do pesquisador.  

Leia mais: Google anuncia doação de 150 mil dólares em visita ao IMPA
Na Folha: as contribuições de Silvestre 2º para a matemática
IMPA recebe inscrições para o Prolímpico até 7 de fevereiro

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e o ex-diretor do instituto, César Camacho, destacaram a contribuição de Luiz Henrique para a ciência. “Nossos alunos têm uma ótima experiência em cursos que ele ministra aqui. Somos muito gratos!”, disse Viana.

“Luiz Henrique foi uma figura chave para o desenvolvimento da sua linha de pesquisa e teve bastante impacto. É muito merecido o reconhecimento desta instituição, que tem em seus pesquisadores a sua maior riqueza”, completou Camacho.

Luiz Henrique de Figueiredo fez um agradecimento aos presentes pela homenagem

Matemática, computação e arte

Figueiredo foi o primeiro aluno de doutorado do Visgraf, depois de concluir a graduação e o mestrado na PUC – Rio. No laboratório, atuou nas áreas de computação gráfica e matemática computacional, com enfoque em métodos numéricos rigorosos. 

Luiz Velho e Luiz Henrique colaboraram no Visgraf

Colaborou inúmeras vezes com Luiz Velho, pesquisador-líder do Visgraf, que fez uma apresentação no evento. 

“Uma frase do Manfredo do Carmo, que com certeza é uma inspiração para o trabalho do Luiz, diz o seguinte: ‘É da natureza íntima da matemática a busca do entendimento das coisas simples e fundamentais naquela faixa de ideias onde, segundo os gregos antigos, verdade e beleza se misturam de maneira indistinguível’. Esse pensamento foi inspiração na carreira de muita gente, em especial do Luiz Henrique, que em sua obra combina a matemática com computação e arte”, comentou o pesquisador.   

Um dos exemplos da atuação de Figueiredo nesta interseção é a criação da linguagem de programação Lua, usada em aplicações industriais com ênfase em sistemas embutidos e jogos.

Presente em videogames como World of Warcraft e Angry Birds, Lua foi criada em parceria com Roberto Ierusalimschy (PUC-Rio) e Waldemar Celes (PUC-Rio). No evento, Ierusalimschy falou sobre a importância da linguagem, utilizada internacionalmente. 

O trio recebeu no ano passado a medalha Pedro Ernesto – maior honraria concedida pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

Roberto Ierusalimschy (PUC-Rio) apresentou a linguagem de programação Lua

Programação contou com participação de ex-alunos

A comemoração do sexagenário contou ainda com apresentações de Afonso Paiva (ICMC-USP), Diego Nehab (Visgraf – IMPA) e José Ezequiel Soto Sánchez (ITAM), doutor pelo IMPA orientado por Figueiredo.

Afonso Paiva (ICMC-USP)

Vindo do México especialmente para a ocasião, Sánchez apresentou a palestra “Ladrilhamentos com triângulos e quadrados: origami e métodos de inflação”, que também foi tema de sua dissertação de doutorado. 

“Eu não queria perder essa homenagem! Aprendi muito com o Luiz Henrique sobre a qualidade dos trabalhos, como amadurecer uma ideia, pensar e organizar as perguntas de pesquisa”, disse Sánchez, atual professor do Instituto Autônomo de Tecnologia do México.

José Ezequiel Soto Sánchez (ITAM)

 

Leia também: Calebe desbrava ‘caminhos’ da matemática com a OBMEP
PAPMEM recebe mais de 2 mil inscrições de professores