Navegar

25/01/2023

Google anuncia doação de 150 mil dólares em visita ao IMPA


O Google anunciou uma doação de US$ 150 mil para o IMPA, que devem ser destinados a projetos do Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) e outras iniciativas, durante visita de uma equipe da big tech ao instituto no dia 18 de janeiro. O uso dos recursos será detalhado em breve em uma cerimônia conjunta das duas instituições. 

A equipe do Google foi recebida pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, pelo diretor-adjunto, Claudio Landim, o coordenador do Centro Pi, Jorge Lopes, o pesquisador Paulo Orenstein e o cientista de projetos Lucas Nissenbaum. 

“Foi uma visita para conversar sobre projetos, futuras parcerias e saber como podemos nos ajudar mutuamente e definir juntos como os recursos podem ser aplicados. Vamos também estudar a possibilidade de alunos integrarem estágios ou pesquisas no Google como parte da formação ou pesquisa de cada um, o que a médio prazo vale mais do que 150 mil dólares. Foi uma conversa sobre possibilidades”, explicou Marcelo Viana.

Leia mais: Na Folha: as contribuições de Silvestre 2º para a matemática
IMPA recebe inscrições para o Prolímpico até 7 de fevereiro
Calebe desbrava ‘caminhos’ da matemática com a OBMEP

Esta foi a primeira visita do Google ao IMPA. Segundo Nissenbaum, a empresa tem planos de apoiar institutos de pesquisa na América Latina, e o Brasil faz parte de uma seleta lista de países que podem ter instituições contempladas com investimentos.

“Receber uma empresa como o Google é muito positivo porque percebemos o interesse deles não só nos projetos teóricos e aplicados, mas também nos alunos, saber o que eles estão fazendo. Isso tem valor tanto para o nível de projetos quanto para o nível de ensino. São instituições de renome internacional interessadas em conversar e estabelecer colaborações com alunos e professores do IMPA em projetos diversos.”

Após a reunião, a equipe do Google aproveitou para conhecer as dependências do instituto como a biblioteca, o Centro Pi e o auditório. 

Leia também: PAPMEM recebe mais de 2 mil inscrições de professores
IMPA promove encontro de computação gráfica