Navegar

26/10/2022

Luiz Henrique de Figueiredo homenageado no SIBGRAPI 2022

Luiz Henrique acompanhou a homenagem à distância | Divulgação SIBGRAPI

O mais importante evento internacional de computação visual promovido no Brasil fez uma homenagem especial ao pesquisador do IMPA Luiz Henrique de Figueiredo, que completou 60 anos. Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, a 35ª edição do evento Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI) está sendo realizada até quinta-feira (27), em Natal (RN).

“Infelizmente, não pude comparecer de forma presencial por limitações de saúde. Mas assisti remotamente e foi muito emocionante! É uma grande honra e alegria receber essa homenagem no SIBGRAPI 2022”, afirmou Luiz Henrique.

Leia mais: Pereira interpreta neurologia em sistemas dinâmicos
Einstein, café, chá e matemática em instituto nos EUA
Projetos do Centro Pi viram tese de doutorado

Divulgação SIBGRAPI

Desde a criação da conferência, o Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) participa do evento, seja a partir da atuação na comissão organizadora ou na apresentação de palestras ou artigos científicos. 

Este ano, o laboratório tem dois artigos publicados no periódico Computers & Graphics, um dos mais tradicionais veículos da área, além de quatro artigos sendo apresentados na conferência. O pesquisador-líder do Visgraf, Luiz Velho, também foi homenageado pela conferência nos seus 60 anos, em 2016.

“O evento comemorativo destacou o reconhecimento do pioneirismo do professor Luiz Henrique de Figueiredo nas áreas de computação gráfica e matemática aplicada. O evento no SIBGRAPI 2022, na forma de workshop, contou com apresentações abordando a pesquisa desenvolvida pelo homenageado e suas contribuições científicas em momentos distintos de sua brilhante carreira”, afirmou Afonso Paiva, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e organizador do evento.

Divulgação SIBGRAPI

Leia também: ‘IMPA prospera e é cada vez mais importante’, diz Avila
Medalhista Fields, Smirnov abordou percolação no IMPA 70