PAPMEM recebe mais de 2 mil inscrições de professores
O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), que começou nesta segunda-feira (23) e se estende até 27 de janeiro, recebeu 2.212 inscrições de professores. O número de participantes é 23% maior do que o registrado no ano passado, quando o programa recebeu 1.799 inscrições.
As aulas foram gravadas neste mês pelos professores Eduardo Wagner, que também é coordenador do programa; Paulo Cezar; Ledo Vaccaro; Pedro Malagutti; Luciano Castro; José Pastore; Flávia Landim e Daniel Cordeiro.
“Os participantes estão interessadíssimos e as redes sociais estão bombando com discussões dos problemas de hoje. Nesta edição estaremos abordando tanto temas tradicionais como temas relacionados às novas tendências do ensino e um tema moderníssimo ligado à computação. Todos nós, palestrantes e participantes, estamos muito entusiasmados com essa edição”, comemorou Eduardo ao falar sobre o início do programa.
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Começando nesta segunda, duas videoaulas serão disponibilizadas, por dia, a partir das 9h, através do YouTube do IMPA. Ao fim de cada aula, a organização do programa envia uma lista de exercícios em um formulário online, que deve ser respondido até às 22h do mesmo dia. As respostas servirão para contabilizar a presença e garantir o certificado de participação para todos os participantes, no formato virtual ou híbrido (com prova presencial em um dos polos do programa).
Caso algum participante tenha dúvidas sobre as disciplinas, ele deve enviar as perguntas até quinta-feira (26) às 14h para que os professores analisem. As perguntas selecionadas serão respondidas na sexta-feira (27). Nesta mesma data, os candidatos que optaram pela modalidade híbrida deverão comparecer presencialmente ao local selecionado no ato da candidatura para a realização de uma prova.
Gratuito, o PAPMEM foi criado em 1990 e permite o aperfeiçoamento de conteúdo apresentado em sala de aula, e promove discussão sobre formas modernas e eficientes de ensinar e avaliar. A iniciativa é aberta para todos os professores da rede pública e privada ou para graduandos de qualquer área.
O programa aborda tópicos selecionados dos três anos do Ensino Médio e alguns do Ensino Fundamental. A iniciativa deu origem a uma série de livros voltados para professores de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Com apoio do programa CAPES-FAPERJ, o PAPMEM também inspirou a publicação dos três volumes do livro “A Matemática do Ensino Médio”. Os vídeos dos módulos anteriores do programa estão disponíveis.
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