Navegar

26/05/2023

Imprensa destaca realização da 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP

A abertura das inscrições para a 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP foi destaque em veículos de imprensa como Folha de S. Paulo, O Globo, O Dia, Agência Brasil, UOL Notícias e Correio Braziliense. As rádios CBN, Globo, Tupi e Roquette Pinto também noticiaram as inscrições, que estão abertas para escolas públicas e privadas até 16 de junho pelo site olimpiadamirim.obmep.org.br.

Na Folha, a competição mirim ganhou espaço na Folhinha, editoria no jornal destinada a notícias sobre o universo infantil. O veículo publica semanalmente os desafios de lógica do Portal da OBMEP, em parceria com o IMPA. 

Leia mais: Inscrições abertas para o prêmio ‘Mulheres na Ciência’ 2023
Cerimônia da OBMEP reúne mais de mil alunos em Florianópolis
IMPA seleciona bolsista para o Visgraf

Em matéria publicada no último dia (11), o jornal destacou a participação de 2,7 milhões de estudantes na primeira competição mirim, realizada no ano passado, e a possibilidade desta edição aumentar o número de participantes, com a inclusão das instituições particulares.

“Vamos nos divertir com os desafios da Olimpíada de Matemática! Eles são para todo mundo, e é um barato resolver. O IMPA organiza a Olimpíada para apresentar a matemática de um modo diferente, divertido e instigante”, disse o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, ao veículo.

Já o jornal O Globo ressaltou que a competição, destinada a alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, busca transformar a relação das crianças com a disciplina através de propostas lúdicas e criativas. Ao veículo, o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, afirmou que a iniciativa também visa a melhoria da prática dos docentes.

“A 2ª edição da Olimpíada Mirim traz muitos desafios: despertar o interesse das crianças pela matemática, envolver os professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental e aumentar a participação das escolas.”

O tema ainda rendeu matérias na Agência Brasil; Jornal O Dia; Correio Braziliense; UOL Notícias; Rádio Tupi; Rádio Globo; Rádio Roquette Pinto, entre outros.

Sobre a Olimpíada Mirim-OBMEP

Promovida pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), as inscrições para a 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP podem ser feitas através do site até 16 de junho. No ano passado, a competição envolveu apenas escolas públicas e reuniu 2,7 milhões de estudantes. A inclusão das unidades privadas foi uma novidade anunciada neste ano.  O regulamento da competição está disponível neste link. 

Leia também: USP abre inscrições para o Prêmio Gutierrez 2023
Folha: A influência de Cândido Lima Dias na fundação do IMPA