Navegar

25/05/2023

Inscrições abertas para o prêmio ‘Mulheres na Ciência’ 2023

O prêmio Para Mulheres na Ciência, que reconhece a participação feminina na área com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil para cada selecionada, está com inscrições abertas até 17 de julho. Em sua 18ª edição no país, o programa contempla sete pesquisadoras de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática com a bolsa, que serve de incentivo para dar prosseguimento aos estudos.

A iniciativa da L´Oréal, em parceria com a Unesco e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) é realizada anualmente, com o objetivo de favorecer o equilíbrio dos gêneros no cenário científico brasileiro.

Leia mais: Folha: A influência de Cândido Lima Dias na fundação do IMPA
Cerimônia da OBMEP reúne mais de mil alunos em Florianópolis
IMPA seleciona bolsista para o Visgraf

De acordo com o último Relatório da Ciência da Unesco, as mulheres representam cerca de 33% entre os pesquisadores globais e menos de 4% dos laureados com o Prêmio Nobel. No Brasil, a representação de mulheres em cargos de liderança na área de Ciência e Tecnologia está entre 0% e 2%, segundo o último relatório da Unesco-British Council de 2021.

“A realização do programa ‘Para Mulheres na Ciência’ é uma oportunidade de promovermos, de forma plena e igualitária, o acesso à ciência e a participação de mulheres nessa área. A igualdade de gênero é uma prioridade global da Unesco, e incentivar as mulheres em sua formação e habilidades plenas representa uma condição fundamental para garantirmos um futuro mais igualitário e para alcançarmos um desenvolvimento sustentável”, afirma a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

As vencedoras serão divulgadas durante o segundo semestre deste ano. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 1ª de janeiro de 2015, sendo que, para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para quem tem dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos. 

Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos. O regulamento completo e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site.

Ao longo destes 18 anos, o programa Para Mulheres na Ciência já reconheceu e incentivou 117 cientistas brasileiras, premiando a relevância dos seus trabalhos, com a distribuição de mais de R$ 5 milhões em bolsas-auxílio.

Pesquisadoras do IMPA já foram premiadas

Especialista em geometria algébrica complexa, a pesquisadora do IMPA Carolina Araujo foi uma das cientistas brasileiras premiadas pelo “Para Mulheres na Ciência”, em 2008. Também pesquisadora do instituto, Luna Lomonaco foi agraciada pela edição de 2018. Luna é especialista em sistemas dinâmicos.

Na última edição, a cientista de dados Daiane Aparecida Zuanetti, professora da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), foi a vencedora na categoria matemática. O projeto desenvolvido por Zuanetti pesquisa métodos estatísticos eficazes e eficientes para descrever tendências e fazer previsões a partir de dados genéticos, analisando sequências de RNA encontradas em células únicas, isto é, analisadas individualmente, e não em massa. 

Leia também: Estadão ressalta contribuições do IMPA para novo mercado
USP abre inscrições para o Prêmio Gutierrez 2023