Navegar

23/05/2023

Cerimônia da OBMEP reúne mais de mil alunos em Florianópolis

Cerimônia de Premiação / 2022

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) vai realizar a maior premiação nacional da sua história, reunindo mais de mil alunos em Florianópolis (SC), em 5 de junho. A cerimônia inédita reúne os medalhistas de ouro da 16ª e da 17ª edições da olimpíada para uma celebração conjunta. O evento vai homenagear ainda o presidente Lula, presidente da República quando foi criada a OBMEP, em 2005, e outras personalidades que fizeram parte da história da Olimpíada.

“Este ano a cerimônia nacional de premiação terá um sabor muito especial, pois estamos juntando os medalhistas de duas edições distintas. Serão mais de mil medalhistas de ouro, vindos de todos os recantos do Brasil”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP reúne mais de 18 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio, em 99,8% dos municípios do país. A premiação nacional da competição normalmente tem 575 medalhistas de ouro, mas como a pandemia de Covid-19 impediu o evento presencial nos anos anteriores, esta cerimônia vai reunir os ganhadores de duas edições. 

Leia mais: Abertas as inscrições para 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP
IMPA Portas Abertas acontece em 13 de junho e 20 de setembro
Folha: ‘Abandonada a matemática, ficamos à deriva’

Ao todo, 1.089 jovens de todas as regiões do país terão a oportunidade de vivenciar uma experiência única. Eles vão viajar com a delegação de alunos de seus estados, acompanhados de um professor, para receber em mãos a tão sonhada medalha dourada. O evento é inteiramente promovido pela OBMEP, que arca com os custos de transporte, hospedagem e alimentação dos participantes.

Em três dias de evento, os jovens participam de atividades acadêmicas lúdicas, assistem a apresentações, trocam experiências e concorrem a um sorteio de brindes. A programação também terá uma palestra do pesquisador do IMPA Paulo Orenstein, que integra o Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA).

“A cerimônia reúne os melhores alunos do país em um grande evento. Muitos deles estarão deixando seus municípios, pela primeira vez, e terão a oportunidade de encontrar outros jovens que, como eles, gostam de matemática. Além da entrega de medalhas, os alunos terão uma palestra sobre ciências de dados proferida por um jovem professor do IMPA, e participarão de várias atividades recreativas”, comentou Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP.

Presidente Lula será homenageado na cerimônia

Em clima de celebração, a solenidade também presta uma homenagem para importantes personalidades que fizeram parte da história da olimpíada. Além do presidente Lula, a lista inclui o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, titular do Ministério da Educação na época da criação da OBMEP; o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Sergio Rezende; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o secretário municipal de educação do Rio, Renan Ferreirinha, multimedalhista da OBMEP quando aluno.

Sobre a OBMEP

Criada e realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a competição é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

Leia também: USP abre inscrições para o Prêmio Gutierrez 2023
 ‘Perseverança é fundamental na matemática’, diz Marcelo Viana