Navegar

29/01/2024

Inscrições abertas para o encontro ‘Special Holonomy’

O IMPA está com inscrições abertas para o “Special Holonomy and Geometric Structures on Complex Manifolds” , que acontece no instituto entre 11 e 15 de março. O encontro vai reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros de renome internacional. Clique aqui e faça seu cadastro! A taxa de inscrição varia entre R$ 100 e R$ 250. 

Os participantes poderão acompanhar 22 palestras distribuídas ao longo de cinco dias no IMPA. Entre os nomes de destaque estão: o matemático Robert Bryant (Duke University), os físicos Bobby Acharya (King’s College London) e Mirjam Cvetic (University of Pennsylvania), além de Claude LeBrun (Stony Brook University). 

PhD pela Universidade da Carolina do Norte (EUA), Robert Bryant é professor da Universidade de Duke. Sua pesquisa em geometria diferencial teve aplicações no estudo de superfícies mínimas, no cálculo de variações e, principalmente na geometria de espaços com holonomia excepcional, área da matemática que, nos últimos anos, tornou-se importante na construção de modelos de partículas de alta energia. 

Bryant chegou ainda a ser pesquisador bolsista da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS)  – que reúne um grupo distinto de cientistas reconhecidos por “realizações extraordinárias”. Ele é ex-presidente da American Mathematical Society e membro da Academia Americana de Artes e Ciências e da Academia Nacional de Ciências. O matemático já participou de diversos eventos no IMPA e chegou a trabalhar com o pesquisador Manfredo do Carmo.  

Bobby Acharya 

Acharya é pesquisador do Departamento de Física do King’s College London e doutor em Teoria das Cordas pela Queen Mary & Westfield College (Universidade de Londres), da qual se tornou membro do conselho de pesquisa entre 1997 e 2000. O físico foi homenageado com o Prêmio Lawrence Bragg do IOP 2018, que reconheceu diversos trabalhos do pesquisador para impulsionar e promover o ensino da física em países em desenvolvimento.  Ele é o cofundador da Escola Africana de Física e Aplicações Fundamentais (ASP), que treinou mais de 300 físicos africanos qualificados de aproximadamente 30 países diferentes do continente. 

Leia mais: Selecionados para a vaga de Aprendiz – ICSP nº 003/2024
Danielle Nunes defende tese de doutorado no IMPA
Alberto Verjovsky recebe Prêmio IMSA de Matemática

Mirjam Cvetic

Pesquisadora da Universidade da Pensilvânia, Mirjam Cvetic é doutora pela Universidade de Maryland (EUA). Sua pesquisa inclui as aplicações da teoria das cordas e da teoria M ao comportamento dos buracos negros e à fenomenologia das partículas.  Entre as distinções recebidas estão o Prêmio de Avanço na Carreira da National Science Foundation (1995); o prêmio Distinguished Alumni Award da Universidade de Maryland (2007); o prêmio de pesquisa Carl Friedrich von Siemens (2019), entre outros. A pesquisadora foi eleita em 2023 para a Academia Americana de Artes e Ciências. 

Claude LeBrun

LeBrun é doutor pela Universidade de Oxford. Atualmente, o matemático é professor da Universidade de Stony Brook  (EUA). Ele concentra suas pesquisas na geometria riemanniana de 4-variedades, ou tópicos relacionados em geometria complexa e diferencial. Em 2012, ele foi eleito membro da Sociedade Americana de Matemática. 

O evento 

O encontro no IMPA conta ainda os pesquisadores Ilka Agricola (Marburg), Adrián Andrada (Córdoba), Andrzej Derdzinski (Ohio State), Daniel Fadel (UFRJ), Anna Fino (Miami/Torino), Lorenzo Foscolo (Rome), Udhav Fowdar (Unicamp), Mark Haskins (Duke), Andryi Haydys (Brussels), Hans-Joachim Hein (Münster), Jorge Lauret (Córdoba), John Loftin (Rutgers), Jason Lotay (Oxford), Andrei Moroianu (Paris Saclay), Johannes Nordström (Bath), Simon Salamon (KCL), Jakob Stein (Unicamp) e Nicoletta Tardini (Parma).  A programação terá ainda mais 15 sessões de pôsteres. Mais detalhes vão ser divulgados em breve.

Leia mais: ‘Quais os limites da IA?’, questiona Beauclair em palestra
Folha: Matemática é muito mais do que uma linguagem