Navegar

19/10/2023

IMPA participa do Festival REC’n’Play em Recife

O IMPA participa, nesta quinta-feira (19) e na sexta (20), do Festival REC’n’Play, em Recife. O evento conta com uma programação de palestras, debates, shows, rodadas de negócios e instalações artísticas com objetivo de aproximar a população das questões ligadas à tecnologia, inovação e empreendedorismo. O festival é gratuito, mas é necessário realizar a inscrição prévia pelo site.

Com o tema “Centro Pi – Soluções Customizadas em Machine Learning”, a palestra reuniu a coordenadora de projetos do Centro Pi, Larissa Lopes, e o cientista de projetos do Centro Pi, Lucas Nissenbaum. Eles abordaram os diversos projetos de inovação realizados pelo instituto e as parcerias realizadas com empresas privadas. Na apresentação, também explicaram sobre o projeto realizado em conjunto com o Grupo Globo, que tinha como objetivo aprimorar a recomendação de títulos de filmes e séries disponibilizados pela emissora.

Leia mais: Folha: A solução matemática para a perda de contêineres
OBMEP: Alunos do PIC visitam universidades federais
IMPA abre vaga para cientista de projetos

Na sexta-feira (20), Nissenbaum também vai ministrar a palestra “A Matemática está em todo lugar: um olhar sobre Machine Learning”, com o aluno de doutorado do IMPA Antonio Catão. O objetivo é contar como as iniciativas do IMPA de transferência de tecnologia matemática impactam nas empresas brasileiras, principalmente em áreas como Machine Learning e otimização. Além disso, eles também vão abordar o projeto, em parceria com a Prefeitura do Rio, para aperfeiçoar a previsão de chuvas no município. 

Criado em 2021, o Centro Pi desenvolve projetos com o objetivo de resolver problemas apresentados por empresas e pelo setor público. Além de atuar na transferência de tecnologias baseadas em matemática, o centro capacita os estudantes de pós-graduação que participam, junto aos pesquisadores, dos projetos. 

Festival REC’n’Play

O tema do  deste ano é “Pontes Pra Conectar as Margens” e busca abordar a importância de atingir a periferia com ações e iniciativas tecnológicas. De acordo com eles, a ideia é usar a inovação como ferramenta de transformação social e gerar impactos positivos na vida da população. 

Em sua quinta edição, o festival promove diversas atividades voltadas nas temáticas de tecnologia, cidades inteligentes, economia criativa e empreendedorismo. O evento também contará com atrações musicais do carnaval pernambucano.

Leia mais: IMPA está com vagas para pesquisador e pós-doutor
Medalhista da OBMEP prepara alunos para prova da olimpíada