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18/10/2023

Folha: A solução matemática para a perda de contêineres

Foto: Pixabay

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S. Paulo

Segundo relatório do World Shipping Council, quase 1.400 contêineres caem de navios de carga para o mar a cada ano (em 2020 foram mais de 3.000 perdas!). É um dano significativo para o comércio mundial.

Esse problema poderá ser mitigado se soubermos prever melhor a altura, profundidade e direção das ondas. A meteorologia é um fator importante, mas há outros: mesmo com tempo bom, ondas podem se comportar de modos muito diversos. Equipamentos específicos de radar podem ajudar, mas são caros e nem todo navio tem, além do que nem sempre são confiáveis.

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Em artigo publicado na revista Marine Structures, pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia propuseram uma abordagem interessante. A ideia inicial é chamada “analogia de boia de onda”: pensar que o navio é uma boia, subindo e descendo em conjunto com o próprio oceano, e usar esse movimento de flutuação para calcular informações sobre o comportamento presente e, sobretudo, futuro das ondas.

Em teoria, o cálculo é muito simples: basta resolver uma equação linear, que é o tipo mais fácil que existe. Claro que na prática surgem dificuldades. Atualmente, a equipe está testando o método em modelos de navios parados, com resultados promissores. Um desafio será necessário para aplicá-lo a navios em movimento, cuja analogia com boias é menos óbvia.

Uma questão que foi necessário resolver é que navios não têm forma de boia (rosca ou bola): a geometria do casco do navio precisa ser levada em conta no cálculo. Na verdade, a analogia onda-boia já era conhecida desde os anos 1980, mas a equipe norueguesa constatou que por si só ela não dá resultados muito precisos.

Para fazer funcionar, eles precisaram suavizar os dados usando uma técnica que é chamada curva de Bézier, em homenagem ao engenheiro francês Pierre Bézier (1910–1999), que a desenvolveu e popularizou. Falarei sobre ele na semana que vem.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal.

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