Navegar

03/01/2023

IMPA já tem sete eventos previstos para 2023

32º Colóquio Brasileiro de Matemática

O ano começou e é hora de se preparar para os eventos de 2023. O IMPA já tem sete confirmados este ano. O mais aguardado é o 34º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM) que vai ocorrer entre 24 e 28 de julho de forma presencial. A última edição, em 2021, ocorreu no formato online devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19. 

O encontro é a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira e tem contribuído de forma expressiva para o  desenvolvimento e fortalecimento da ciência. Realizado a cada dois anos, desde 1957, o CBM conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de todo o país, além de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Leia mais: Curso de Verão reúne brasileiros e estrangeiros no IMPA
Retrospectiva 2022: IMPA retoma eventos presenciais
OBMEP: Orgulho em dose dupla na família Santos

Participantes do 1º Colóquio Brasileiro de Matemática, em 1957

O evento, que costuma reunir cerca de 1 mil participantes, teve um início modesto com a participação de 50 matemáticos de diferentes estados. O evento  foi realizado entre 1º e 20 de julho de 1957, no Palace Hotel, em Poços de Caldas (MG). 

Para este ano, estão previstos ainda o LHF60++: Celebrating again the 60th Birthday of Luiz Henrique de Figueiredo – pesquisador do IMPA homenageado, no ano passado, com a medalha Pedro Ernesto. Ao lado de Roberto Ierusalimschy e de Waldemar Celes, o pesquisador do IMPA recebeu a maior honraria concedida pela Câmara dos Vereadores do Rio. O trio foi o responsável por criar, em 1993, a linguagem de programação Lua que é usada em aplicações industriais com ênfase em sistemas embutidos e jogos, como nos videogames World of Warcraft e Andry Burd.  O evento para celebrar os 61 anos do pesquisador está marcado para 25 de janeiro, no IMPA.

Em fevereiro, acontecerá a 15ª edição do Álgebra Comutativa e Geometria Algébrica que irá debater também tópicos relacionados à Teoria dos Números, Teoria dos Códigos ou Foliação. O evento acontecerá entre 6 e 10 de fevereiro, no IMPA. 

No mesmo período ocorrerá o Nordeste Dinâmico, em Alagoas. O evento vai comemorar os 50 anos do pesquisador do IMPA, Carlos Gustavo Moreira. Gugu, como é conhecido, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e membro titular da Academia Mundial de Ciências. 

Vencedor de diversos prêmios em reconhecimento à sua contribuição científica, como o UMALCA, o pesquisador foi palestrante no Congresso Internacional de Matemáticos, o maior evento de matemática do mundo e foi reconhecido com a ordem do mérito científico. Ele ganhou ainda o prêmio Erdos por sua contribuição para as Olimpíadas de Matemática. 

Para o mês de julho estão na grade de eventos o Brazil – China Joint Mathematical Meeting que ocorrerá em Foz do Iguaçu, entre 17 e 21 de julho, e a XXVI Escola de Probabilidade (EBP) de 30 de julho a 5 de agosto. Neste mês acontece ainda, no IMPA, o Workshop on Conservative Dynamics and Symplectic Geometry que visa a reunião de especialistas em Dinâmica Conservativa e Geometria Simplética, do Brasil e do exterior. Assim como nas oito primeiras edições do encontro realizadas no instituto, a programação incluiu um número reduzido de palestras, deixando bastante tempo para discussões.

Leia também: Imprensa destaca alunos premiados na 17ª OBMEP
PAPMEM abre inscrições para professores do Ensino Médio