Navegar

26/11/2019

Gabarito da OBMEP Nível A é divulgado: confira!

O gabarito da 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nível A (OBMEP Nível A) foi divulgado, nesta terça-feira (26), no site da OBMEP. A prova, elaborada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), foi aplicada para os alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, em 29 de outubro. Foram mais de 1,3 milhão de estudantes inscritos, de 18 mil colégios públicos de todo o Brasil. 

Leia também: Para que servem e quanto ganham mestres e doutores
Claudio Landim ganha prêmio por contribuição à Educação
Premiação da OMERJ reúne mais de 300 pessoas no IMPA

Os estudantes tiveram 1 hora e 30 minutos para resolver 15 questões discursivas que seguem os Parâmetros Curriculares Nacionais do 4º e 5º anos do Fundamental. A prova privilegia o raciocínio e a criatividade. A competição teve a primeira edição em 2018 e tem apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). 

Na OBMEP Nível A, as secretarias de Educação municipais, estaduais e representantes de escolas federais ficam responsáveis pela logística de aplicação, correção de provas e eventuais premiações. O objetivo é estimular o estudo da Matemática e promover melhorias na Educação Básica, além de identificar jovens talentos e promover inclusão social. 

Leia também: Programa ‘Meninas Olímpicas do IMPA’ é destaque em O Globo
Visgraf integra projeto de pesquisa científica dos BRICS