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10/09/2020

Doutorando do IMPA tem canal premiado em competição

Foto: Reprodução YouTube “Programação Dinâmica”

Luiza Barata

O que você costuma assistir no YouTube? Filmes, receitas culinárias e dicas de exercícios físicos estão entre as principais buscas na plataforma. Mas o doutorando do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) Hallison Paz e a cientista de dados Kizzy Terra vêm se aventurando em outros caminhos de navegação. À frente do canal “Programação Dinâmica”, o casal apresenta vídeos para desmistificar áreas como programação e inteligência artificial. Uma combinação que tem dado certo. Na última semana, Hallison e Kizzy venceram duas competições, o Pitch de Criadores (Creators Pitch) do Youpix Summit, maior evento de influenciadores do país, e o Desafio de Marcas Magalu, da Magazine Luiza, promovido pelo mesmo festival. 

“Precisamos mostrar nosso projeto de conteúdo como algo além de um canal no YouTube, assim como os demais participantes também precisaram mostrar que eram mais do que um perfil de Instagram ou no TikTok, por exemplo. Os competidores precisaram se enxergar como um modelo de negócios”, aponta Hallison.  

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A preparação para a conquista dos dois prêmios começou em junho e teve como ponto de partida a inscrição do “Programação Dinâmica” no programa de aceleração de conteúdo digital desenvolvido pelo Youpix, o Creators Boost. A partir dali, vieram semanas de intenso treinamento e apresentações on-line, com a participação de líderes de 400 projetos de diferentes plataformas. 

Foto: Reprodução YouTube

Em uma segunda etapa, apenas 15 iniciativas foram selecionadas. “Foi quando participamos dos desafios de marcas. O objetivo era desenvolver projetos  alinhados à comunidade que já temos no YouTube, que atendessem ao que empresas de venda de produtos, entregas e streaming querem divulgar e atrair.” Até chegarem ao desafio de marcas, com quatro concorrentes. 

“O projeto que elaboramos no Desafio de Marcas Magalu trouxe o comércio on-line sob a perspectiva de desenvolvedores de apps, dando destaque às categorias que a empresa queria divulgar, a partir dos recursos de usabilidade do aplicativo. Mas na campanha que fizemos, reforçamos que todo programador é, antes de qualquer coisa, um ser humano. Assim como desmistificamos no canal o conceito de programação, desmistificamos a ideia que as pessoas têm sobre programadores enquanto seres de um mundo à parte. Também lemos livros, vemos dicas de beleza e praticamos esportes, como qualquer outra pessoa. Acho que foi o nosso diferencial para garantir o primeiro lugar”, pondera o doutorando. 

Posição que se repetiu também no Pitch de Criadores. Em paralelo ao Desafio de Marcas, Hallison e Kizzy apresentaram um resumo sobre o trabalho que já fazem no YouTube a jurados do Youpix e levaram a melhor. Além da aproximação com empresas, as duas competições renderam ao casal contratos comerciais de mais de R$ 20 mil e créditos para compras no varejo. 

Com mais de 40 mil inscritos no YouTube, Hallison e Kizzy já atingem a marca de mais de mais de meio milhão de visualizações. E pretendem ir além. “No início, criei o ‘Python Café’, um canal que eu alimentava e a Kizzy fazia a edição das imagens. O que me motivava principalmente era produzir conteúdo sobre programação em português. Isso quase não existia em 2016.”

Graças ao sucesso no último ano, a motivação para seguir com o “Programação Dinâmica” ganhou ainda mais fôlego. “Agora, queremos que mais gente tenha acesso a conteúdo educativo de qualidade. Buscamos desenvolver a autonomia das pessoas para que elas desenvolvam pensamento crítico. Não queremos postar tutoriais. As pessoas precisam se sentir instigadas sobre as razões das coisas. E queremos também promover maior acesso à educação na área de tecnologia como mecanismo de inclusão e mobilidade social”, define Hallison.

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