Navegar

08/09/2020

Confira 5 fenômenos matemáticos para se inspirar

Imagem: Unsplash

Fascinante, mágica e capaz de gerar em nosso cérebro sensações de alegria e entusiasmo. Essas são algumas das características que Thomas Britz atribui à matemática. “Ela não é apenas vista como bela. A beleza também é matemática. As duas coisas estão interligadas”, garante o pesquisador da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. 

Em artigo publicado pela universidade, o matemático lista cinco fenômenos que mostram o encanto da ciência. Confira e inspire-se!

1. Simetria

Imagem: Unsplash

A simetria é tida como bela, mas uma quebra no padrão percebido também pode ser bastante interessante. Rostos simétricos, por exemplo, podem ser agradáveis e bonitos. Mas, uma característica que rompe suavemente esse padrão também contribui para a sensação que temos sobre algo ser encantador.  

Muitos conceitos matemáticos exibem uma harmonia entre padrão e surpresa, elegância e caos, verdade e mistério. “A mesma ideia pode ser vista na música. Sons padronizados e ordenados com um toque do inesperado podem acionar personalidade, charme e profundidade”, destaca Britz. 

2. Fractais 

Imagem: Shutterstock

Padrões autorreferenciais que se repetem, até certo ponto, em escalas menores podem ser vistos em uma variedade de fenômenos e seres vivos. Flocos de neve, redes fluviais, árvores, quedas de raios e até nos vasos sanguíneos. Quanto mais de perto olharmos os fractais, mais repetições deles poderão ser vistas. 

No meio ambiente, os padrões são limitados. Já na matemática teórica, os fractais podem se reproduzir infinitamente, se simulados por computadores. “Você nunca chegará ao seu fim”, reforça o pesquisador. 

3. Pi

Imagem: Unsplash

Usado principalmente para lidar com círculos, a constante pode ser observada também em lugares da natureza ou em fórmulas matemáticas que não tem nada a ver com circunferências. Atualmente, 50 trilhões de dígitos do Pi são conhecidos, mas ainda não há nenhum padrão encontrado em suas casas decimais. 

“Qual é a desse numero estranho que, de alguma forma, une todos os círculos do mundo?”, questiona Britz. “Há alguma verdade oculta em Pi, mas não a entendemos. Essa mística torna tudo ainda mais bonito.” 

4. Proporção áurea 

Imagem: Shutterstock

Também chamada de “proporção divina”, é considerada a forma estética mais agradável que um objeto pode ter. Pode ser representada geometricamente por um retângulo dourado ou uma espiral dourada.  

Referência para a forma ideal na arquitetura, na arte ou no corpo, a proporção áurea foi utilizada ao longo da história e ainda é explorada por artistas, designers e fotógrafos.

5. Paradoxo de Banach-Tarski

Imagem: Unsplash

Ao dividir uma bola no espaço 3D em algumas partes específicas, há uma forma de remontar as partes de modo a criar duas bolas. O paradoxo de Banach-Tarski propõe que, quando as duas novas bolas forem criadas, ambas terão o mesmo peso da primeira.

Embora não seja possível na vida real, matematicamente falando o teorema funciona e, para Britz, “isso é mágico”.

Leia também: ‘Vejo a matemática em tudo’, diz medalhista da OBMEP
Especialistas destacam impactos da matemática no mercado