Navegar

28/07/2023

CBM debate carreira e saúde mental no mundo acadêmico

Como podemos ser melhores educadores? Como preparar os alunos para a realidade da pós-graduação e do mercado de trabalho? Como está a saúde mental no mundo acadêmico? Para debater essas e outras questões, o coordenador Rodrigo Bissacot (USP) reuniu Damião Araújo (UFPB), Mateus Sousa (Basque Center for Applied Mathematics), Sylvia Ferreira (UFRPE) e Rayssa Caju (Universidad do Chile) para a sessão “Perspectivas da juventude matemática brasileira: uma mesa redonda voltada aos professores e gestores de graduação e pós-graduação em matemática no país”.

Na preparação para a mesa, os palestrantes fizeram uma pesquisa de opinião com estudantes de pós-graduação, docentes e pesquisadores em junho de 2023. Foram 291 respostas, sendo 70% de homens e 30% de mulheres. 

Leia mais: Palestras com Sarig e Fernandes marcam 4º dia do CBM
Palestra sobre Teorema de Ramsey arranca elogios
Nova diretoria da SBM é apresentada no 34º CBM

Entre os destaques apresentados estão: 

  • 61% acreditam que a carreira acadêmica impacta a saúde mental de maneira negativa.

  • 54,6% estão satisfeita com o orientador e o aponta como a figura mais importante da sua formação.

  • 46,5% não sabiam que a Capes e o CNPq oferecem licença maternidade de 4 meses. 

  • 69% concordam que os programas não oferecem ferramentas para o mercado de trabalho não acadêmico.

Outros pontos abordados na pesquisa foram o intercâmbio internacional, estrutura dos cursos de pós-graduação e concursos públicos. “O cenário atual é de competitividade e de falta de oportunidade. Para fazer um concurso público é necessário um investimento financeiro alto, além de tempo e dedicação. […] Hoje, muitos vão buscar oportunidade no exterior, que causa essa fuga de cérebros que estamos vivendo”, comentou Rayssa Caju ao apresentar os dados.

A falta de acolhimento dos espaços científicos em relação à parentalidade, especialmente para as mulheres, foi outro tema citado. Mateus Souza ressaltou que foi uma surpresa o resultado da pesquisa apontar que “quase 50% dos entrevistados não sabiam da existência de licença maternidade na Capes e no CNPq”.

Último evento da programação de quinta-feira (27) do 34º Colóquio Brasileiro de Matemática, a mesa atraiu jovens estudantes que compartilharam dúvidas e experiências.

Coordenada por Bissacot, a mesa foi organizada em parceria com a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e com o INCTMat (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática).

Leia também: Alunos da OBMEP fazem imersão na matemática em Natal
‘É uma honra voltar ao CBM como palestrante’, diz Laura