Navegar

11/03/2024

‘Uma honra ser convidado para palestrar’, diz Robert Bryant

Pesquisador líder em equações diferenciais parciais não lineares e geometria diferencial com um longo histórico de serviços à comunidade, Robert Bryant (Duke University) abriu, nesta segunda-feira (11), o congresso Special Holonomy and Geometric Structures on Complex Manifolds, realizado pelo IMPA em parceria com a Simons Foundation.

Bryant, que já esteve no instituto em outras ocasiões, destacou o quanto é gratificante participar do evento e fez uma palestra introdutória sobre a teoria de holonomia que teve como tema A century of holonomy

É uma honra ter sido convidado a palestrar aqui. Como alguns sabem, um grupo de amigos e eu estamos trabalhando nos últimos oito anos apoiados pela Simons Foundation. Sei que muitos geômetros aqui não estão familiarizados com holonomia, então, vou dar uma palestra de introdução sobre o assunto. Aqueles que têm colaborado com isso nos últimos oito anos podem sair porque não vou dizer nada que vocês já não saibam, mas espero que isso inicie um diálogo e comunicação entre pessoas de diversas áreas da Geometria”, disse em tom de brincadeira.

Leia mais: IMPA anuncia bolsa de pós-doutorado em matemática
Festival Nacional da Matemática vai ser em setembro no Rio
Cleber Haubrichs lança livro sobre Geometria de Situações

Nesta segunda-feira (11) também participaram do evento Jason Lotay (Universidade de Oxford), Andryi Haydys (Universidade de Brussels), Udhav Fowdar (Unicamp) e Ilka Agricola (Universidade de Marburg), que destacou a importância de apoio financeiro aos trabalhos. “Queria comentar o quão sortudos somos em ter financiamento para fazer o que amamos.”

Até sexta-feira (15), o congresso vai reunir 23 pesquisadores de destaque na área, entre eles Bobby Acharya ( King’s College London) e Mirjam Cvetic (Universidade da Pensilvânia), físicos com reputação internacional. Consulte aqui a programação completa. 

Paolo Piccione (Universidade de São Paulo), que integra o comitê organizador do evento, destacou a participação de especialistas renomados de diversos países no encontro. “Esse evento foi possível graças ao trabalho do comitê organizador que inclui pesquisadores seniors, mas especialmente jovens pesquisadores que fizeram um trabalho excelente em organizar tudo isso. Quero agradecê-los pessoalmente. Simon Chiossi é um deles, Viviana del Barco e Andrew Clark. Essas são as pessoas que realmente trabalham por esse encontro. E finalmente gostaria de dizer que o Brasil é um excelente lugar para fazer matemática e amigos também, então o meu desejo é que no final da conferência todo mundo volte para casa com um background matemático mais forte e também com uma rede enriquecida de novos amigos”, afirmou Piccione ao realizar a abertura do evento.

Leia também: Inscrições abertas para o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia
‘Matemática deve ser tratada como bem da humanidade’