Navegar

17/01/2023

Artigos destacam papel do IMPA no desenvolvimento do país

Ocupando uma posição de destaque no cenário internacional, o IMPA é reconhecido como importante iniciativa para o desenvolvimento da matemática nos artigos “Agência Institucional na Promoção de Iniciativas de Pesquisa e Ensino: O Caso do IMPA e da Área da Matemática no Brasil” e “Coevolution between institutions and scientific organizations: The case of IMPA”. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos pesquisadores Renata Petrin (UFMG) e Roberto Gonzalez Duarte (UFMG), com apoio de Irene Kazumi Miura (USP).

A partir de documentos, vídeos e entrevistas, a contribuição do IMPA para a pesquisa e desenvolvimento científico do país é abordada pelos estudos. A ideia é avaliar a importância dos institutos públicos para o avanço de uma área de conhecimento.

“Para garantir o desenvolvimento do instituto e da matemática, os pesquisadores [do IMPA] desempenharam um papel ativo em diferentes esferas da sociedade, como nos meios políticos e de comunicação, sistemas educacionais e setores produtivos. A trajetória do IMPA pode ser utilizada para orientar futuras ações e processos decisórios do instituto e de outras instituições de ensino e pesquisa”, comentou a autora.

Leia mais: Stone traz jovens talentos da matemática ao IMPA
Aluno de Cipotânea (MG) conquista 1º ouro da cidade
TV Globo destaca viagem de medalhistas à Disney e à Nasa

Renata Petrin começou a desenvolver os estudos durante o doutorado em administração na UFMG, orientada por Duarte. O interesse surgiu a partir do questionamento sobre o que descreve como o “paradoxo do desenvolvimento da matemática”. Os pesquisadores decidiram investigar o motivo do Brasil ser referência no cenário internacional da área, apesar do pouco investimento em pesquisa e desenvolvimento.

“Ou seja, mesmo com governo e sociedade inicialmente contrários à matemática, baixo investimento em P&D e problemas na educação básica, os pesquisadores do IMPA souberam explorar oportunidades no ambiente e contornar as restrições por meio de suas habilidades políticas e sociais ao interagir com instituições reguladoras e científicas e com a sociedade”, disse Renata. 

Renata Petrin esteve no IMPA durante o 32º Colóquio Brasileiro de Matemática, em 2019

Os artigos destacam ações adotadas, desde a criação do instituto, que consolidaram o IMPA na atual posição de prestígio. Entre elas estão os intercâmbios e reuniões científicas que possibilitaram produzir conhecimentos em matemática no Brasil; a interação entre os membros do IMPA com universidades nacionais, o que resultou na criação de centros de pesquisas em matemática no país; o Programa de Verão e PAPMEM, que permitiram compartilhar o conhecimento produzido no instituto com professores de outras instituições do ensino superior e básico; criação da OBMEP, que tem motivado estudantes a estudarem matemática, além de inúmeras outras ações. 

Confira os artigos nos links:

Agência Institucional na Promoção de Iniciativas de Pesquisa e Ensino: O Caso do IMPA e da Área da Matemática no Brasil

Coevolution between institutions and scientific organizations: The case of IMPA

Leia também: Na Folha, Viana fala sobre a conjectura da sensibilidade
Confira as oportunidades de trabalho no IMPA