Navegar

22/10/2024

Novello é o novo pesquisador visitante da Google DeepMind

Tiago Novello, pesquisador do IMPA e integrante do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), é o novo pesquisador visitante da Google DeepMind – empresa de pesquisa avançada em Inteligência Artificial. A companhia britânica, adquirida pelo Google, tem respectivamente como CEO e diretor, Demis Hassabis e John Jumper, vencedores do Nobel de Química de 2024. 

“Tenho o privilégio de trabalhar em um instituto que já teve um vencedor da Medalha Fields e agora tenho a oportunidade de colaborar com uma empresa que reúne laureados com o Prêmio Nobel. Acho que esse prêmio pode motivar ainda mais o uso de machine learning em outras áreas da ciência – algo que já estamos fazendo no IMPA”, avaliou Novello. 

Leia mais: Segunda fase da 19ª OBMEP é destaque na imprensa
Itaú Social lança projeto de aprendizagem em matemática
Folha: ‘Adição e multiplicação não se entendem’

Com o crescente interesse da empresa na área de visão computacional, Novello chega na DeepMind para trabalhar em problemas de reconstrução de imagens 3D a partir de um pequeno número de fotos. “Se tirarmos a foto de uma garrafa, por exemplo, só teremos a imagem da parte da frente dela. Seria difícil reconstruí-la sem machine learning. A rede neural é treinada a partir de fotos de outros objetos e assim pode compreender a parte de trás dessa garrafa.”

Novello foi o primeiro pesquisador brasileiro a ser convocado para integrar a equipe da Google DeepMind. A parceria foi firmada pelo período de nove meses e contou com o apoio do pesquisador André Araújo, que integrava a equipe da Google Research, antes da fusão das duas empresas. “Conheci o André no ano passado quando fomos apresentar um trabalho no ICCV [Evento Internacional de Visão Computacional]. Estava andando pelas sessões de pôsteres e vi o nome dele. Falei: ‘tem que ser brasileiro’. Começamos a conversar até que ele me convidou para submeter um projeto para a Google DeepMind e fui aceito como pesquisador visitante”, contou.

A admissão de Novello não é a única novidade. No mês passado, o pesquisador do IMPA submeteu à empresa um projeto que propõe a reconstrução de objetos através da técnica de Gaussian splatting. A proposta foi aceita e agora o trabalho do IMPA, desenvolvido pelo Visgraf, contará com financiamento de US$ 20 mil da companhia. Os recursos serão utilizados para garantir diferentes colaborações para o projeto.

Leia também: IMPA está com vagas para pesquisador e pós-doutores
IMPA oferece bolsa de pós-doutorado em Matemática