Navegar

25/03/2024

Realização da 19ª OBMEP 2024 é tema de 750 matérias

A 19ª OBMEP 2024 foi tema de 750 matérias publicadas na imprensa brasileira, entre os meses de fevereiro e março – período para realização das inscrições na olimpíada científica. O Globo, Extra, Folha de S.Paulo, Agência Brasil, os portais UOL, Terra, Metrópoles e as rádios Globo, Tupi e Nacional foram alguns dos grandes veículos que noticiaram a competição.

Na Folha, a OBMEP ganhou espaço na Folhinha, editoria no jornal destinada a notícias sobre o universo infantil. O veículo publica semanalmente os desafios de lógica do Portal da OBMEP, em parceria com o IMPA. A iniciativa acontece desde o ano passado. 

O jornal ouviu o coordenador-geral da OBMEP e pesquisador do IMPA, Claudio Landim, que enfatizou que a prova explora o raciocínio lógico dos estudantes. 

“A prova da OBMEP não mede conhecimento em matemática. Os problemas são formulados de modo a poderem ser resolvidos apenas com criatividade, imaginação e raciocínio, sendo assim mais uma diversão em matemática, com quebra-cabeças, do que uma prova tradicional.”

Já o jornal Extra citou que a OBMEP é uma das competições mais importantes do meio acadêmico e destacou a participação de mais de 400 estudantes da Faetec na competição científica. O jornal ouviu a aluna da Fundação de Apoio à Escola Técnica, Samara Martins, que já havia sido premiada com menção honrosa na edição anterior da olimpíada. 

“Participar da OBMEP, no ano passado, foi incrível. As provas exigiram bastante e foram muito criativas. Estou apreensiva para a edição deste ano porque vou competir em um nível mais avançado. Isso vai me exigir ainda mais conhecimento e concentração. Ainda assim, estou confiante e acredito que vou me sair bem”, disse a aluna ao jornal. 

Leia mais: IMPA exibe documentário ‘Lugar de Mulher’ nesta terça-feira (26)
Resultado Final da vaga de Auxiliar Administrativo 1
IMPA recebe 140 docentes da rede municipal de ensino do Rio

O jornal O Globo enfatizou a importância da Olimpíada para os estudantes através de uma declaração do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. “Hoje, cada vez mais, vemos os resultados em olimpíadas de conhecimento serem utilizados como parâmetro de desempenho acadêmico, por exemplo nas admissões em cursos de graduação, como o Impa Tech. É mais uma vitória do espírito que presidiu à criação da Obmep pelo IMPA quase duas décadas atrás.”

Para a matéria da Agência Brasil, Viana abordou, além da importância da OBMEP,  o número significativo de alunos inscritos em cada edição. “Em todos estes anos, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas vem crescendo e se consolidando. E continua batendo recorde de participação a cada edição. É uma enorme satisfação ver como os resultados da OBMEP estão cada vez mais sendo utilizados como parâmetros seletivos para acesso a universidades”.

Neste ano, a primeira fase e a segunda fase da OBMEP acontecem em 4 de junho e 19 de outubro, respectivamente.  

Leia também: Folha: A descoberta mais profunda da ciência?
OBMEP vira tema de festa de medalhista