Navegar

22/03/2024

IMPA exibe documentário ‘Lugar de Mulher’ nesta terça-feira (26)

 

O IMPA exibe na próxima terça-feira (26) o documentário ‘Lugar de Mulher – Os inexatos percursos femininos nas exatas’, que conta com a participação de duas pesquisadoras do IMPA, Carolina Araujo e Luna Lomonaco. A exibição está marcada para às 16h e será aberta ao público. Para participar é necessário confirmar presença com envio de e-mail para comunicacao@impa.br.

Antes da exibição, os diretores do filme Manuela Fantinato e Sylvio Rocha, a pesquisadora do IMPA Luna Lomonaco e a engenheira Cristina Pinho, uma das personagens do filme, participam de um bate-papo sobre os  desafios enfrentados pelas mulheres em uma área dominada por homens. 

Leia mais: Folha: A descoberta mais profunda da ciência?
Jacob Palis é agraciado com medalha em sua cidade natal
IMPA Tech abre processo seletivo para contratação de professores

O filme traz depoimentos de mais de dez mulheres que seguiram carreiras em STEM. Matemáticas, engenheiras, cientistas, profissionais de tecnologia de diferentes gerações, abordam as dificuldades para serem ouvidas e respeitadas, mas também narram a paixão pela profissão e suas conquistas. 

O objetivo do documentário é provocar reflexões e contribuir para a conscientização da  sociedade sobre o tema. 

O trabalho, que é uma coprodução Clarear Entretenimento e Tocha Filmes, estreou em 27 de novembro no teatro Firjan Sesi, no Centro do Rio, e contou com a presença de Carolina e Luna na plateia.

Leia também: IMPA recebe 140 docentes da rede municipal de ensino do Rio
OBMEP vira tema de festa de medalhista