Navegar

04/03/2024

Prolímpico bate novo recorde de participantes

A 7ª edição do Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos (PROLÍMPICO) bateu novo recorde de participantes neste ano. Foram registradas 3.746 inscrições contra 3.004 no ano passado, o que representa um aumento de quase 25%. Para o professor Krerley Oliveira, um dos coordenadores do programa, os números demonstram o crescente interesse de escolas e professores em oferecer treinamentos olímpicos cada vez mais fortes aos seus alunos. 

“Isso é muito importante para os estudantes, pois eleva o nível do ensino da matemática e pode contribuir para que os alunos tenham acesso à universidades de ponta, como o próprio IMPA Tech, e outras instituições públicas que fazem seleções a partir de olimpíadas científicas.”

Neste ano, o Prolímpico reuniu 533 participantes no nível A (professores do 3º ao 5º ano); 931 no nível 1, (professores do 6º e 7º ano); 1.070 do nível 2 (professores do 8º e 9º ano) e 1.212 do nível 3 (professores do Ensino Médio). As aulas ocorreram no formato virtual, entre 26 de fevereiro e 1º de março, e foram transmitidas pelo Youtube do IMPA. A edição de 2024 contou com as aulas dos professores Maite Kulesza, Luíze D’Urso, Thiago Dias e Marco Moriconi. A equipe abordou os temas: “Razão e proporção, comparar para quê?”; “Recorrências lineares de segunda ordem”; “Origami e geometria”, entre outros tópicos.  

Leia mais: Faltam 15 dias para o fim das inscrições na 19ª OBMEP 2024
‘Matemática deve ser tratada como bem da humanidade’
Folha: Heisenberg, Bohr e Einstein, confronto de gigantes

Realizado desde 2020, o programa tem como objetivo fortalecer a cultura olímpica em escolas de todo o país, incentivar a formação de professores voltados para competições matemáticas e  oferecer propostas de aplicação em sala de aula para professores de matemática e gestores de escolas de todo o Brasil.

“A cada edição temos notado um aumento no número de interessados e a busca por mais iniciativas semelhantes. Para facilitar a participação de docentes ao longo de suas jornadas de trabalho, o programa é oferecido de modo totalmente virtual e gratuito duas vezes por ano. Buscando sempre atender a um público amplo e heterogêneo, as atividades são dividas em 4 níveis de foco estudantil e contam com experientes professores olímpicos de diversas regiões do Brasil”, destacou Samuel Feitosa, que também é coordenador do programa. 

Leia mais: Junte-se a nós no Dia Internacional da Matemática
Folha mostra impacto da OBMEP na vida dos alunos