Navegar

06/07/2023

Pesquisador do IMPA recebe prêmio internacional do Google

O pesquisador do IMPA Paulo Orenstein foi agraciado neste mês com o Google Research Awards. A premiação oferece financiamento de pesquisas de cientistas em início de carreira em todo o mundo. Orenstein foi o único brasileiro selecionado nesta edição do prêmio, que escolheu ainda projetos de outros 77 jovens pesquisadores, a maior parte vinculada a instituições dos Estados Unidos.

O projeto “Monitoramento florestal com imagens de satélite e aprendizado de máquina: diagnóstico, previsão e quantificação de incertezas” consiste no desenvolvimento de um algoritmo capaz de automatizar a detecção de desmatamento na Floresta Amazônica, através do uso de tecnologia de redes neurais. O trabalho é realizado em parceria com a ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que forneceu imagens de satélite da região para o desenvolvimento da ferramenta.

Leia mais: Folha: Viana fala sobre a magia dos quadrados mágicos
Conheça os plenaristas do 34º CBM
IMPA seleciona bolsista de pós-doutorado para o Centro Pi

O projeto, que está em fase de desenvolvimento no Centro Pi (Centro de Projeto e Inovações IMPA) e conta com a participação do aluno de doutorado Rodrigo Loro, vai desenvolver novas técnica de quantificação de incertezas sobre os resultados obtidos.

O Google Research Awards premiou neste ano 78 projetos de pesquisa em todo o mundo. Os trabalhos são separados em 16 áreas de atuação, como segurança, pesquisa em saúde, privacidade, computação quântica, entre outras. O trabalho de Orenstein foi selecionado na categoria Geo. Nos últimos três anos, apenas três brasileiros tiveram trabalhos agraciados pela empresa.

“É um prêmio muito legal, com grande apoio institucional e financeiro, e traz visibilidade para uma causa importante. A solução para o desmatamento depende fundamentalmente da nossa capacidade de detecção, e para desenvolver esse tipo de tecnologia a matemática passa a ser protagonista”, concluiu o pesquisador do IMPA. 

Leia também: IMPA está com duas vagas abertas para pesquisadores
Pesquisador do IMPA vai ser apoiado pelo Serrapilheira