Navegar

20/12/2023

OBMEP divulga lista de premiados da 18ª edição

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) divulgou nesta quarta-feira (20) a lista de premiados de sua 18ª edição. Neste ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas nesta edição.

Confira a lista de premiados aqui.

A novidade da 18ª edição ficou por conta do aumento no número de premiados. A nível nacional, serão distribuídas 8,4 mil medalhas (650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes), além de 51 mil menções honrosas. A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. Também serão distribuídas ao menos outras 20,5 mil medalhas estaduais. 

Professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão agraciados. As cerimônias de premiação da 18ª OBMEP acontecerão em data a ser definida no próximo ano.

Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para  seu desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem R$ 300 para integrarem o programa. O valor dessa bolsa concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) foi reajustado em 200% neste ano. 

Leia mais: Na Folha, Viana conta a história do cavalo que calculava
Fábio Suim assume pesquisa em universidade da Noruega
Integrante do MOI ganha 2º lugar no Prêmio Elisa Frota Pessoa

IMPA Tech

Como anunciado pelo IMPA, medalhas no Nível 3 (Ensino Médio) na OBMEP e outras quatro olimpíadas de conhecimento qualificam a concorrer a uma vaga no IMPA Tech – primeiro curso de graduação do instituto. As inscrições para o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação estão abertas até 28 de dezembro em impatech.impa.br. O curso será uma qualificação de excelência para os estudantes entrarem de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O processo seletivo destina 20% das vagas para alunos com ótimo desempenho na prova de Matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Acesse aqui o edital.  

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a competição contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. 

A olimpíada também visa a contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade. 

Leia mais: IMPA promove palestra de prevenção ao câncer de pele
Encontro Regional do PIC reúne 500 estudantes no RJ, MG e AL