Navegar

20/07/2020

Jamerson Douglas Bezerra defende tese sobre fractais

Na reta final para a conclusão do doutorado no IMPA, a matemática consome muitas horas do dia de Jamerson Douglas Bezerra. Ainda assim, ele garante que ela é “muito mais do que um trabalho”, algo essencial para a sua vida. O doutorando se despede do instituto nesta segunda-feira (20), às 13h, com a defesa, por videoconferência, da tese “Aleatoriedade em dinâmica hiperbólica”, orientada pelo e diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e coorientada por Carlos Gustavo Moreira, também pesquisador do instituto. Haverá transmissão pelo canal do IMPA no YouTube.

Em sua pesquisa, o alagoano estuda os fractais dinamicamente definidos, formados por uma regra que evolui com o tempo. Para explicar o que é um fractal, estrutura geométrica complexa com propriedades que se repetem em qualquer escala, Jamerson recorre ao exemplo do floco de neve. “Quando ampliamos um floco de neve é possível identificar pequenos flocos de neve similares ao inicial.” 

Leia mais: Pesquisadores do IMPA abordam precisão das modelagens
Há paradoxos para todos os gostos, diz Viana na Folha
IMPA oferece cursos livres para alunos de doutorado

Filho de feirantes, o alagoano aprendeu com os pais sobre o valor de uma boa educação. “Eles sempre acreditaram que a única maneira de ter melhores oportunidades na vida é por meio da educação. Por isso, sempre se esforçaram para que eu tivesse uma educação digna”, conta. Talvez por isso, o menino intercalava as brincadeiras descompromissadas de criança com os sonhos de se tornar inventor ou cientista, “profissões onde pudesse criar”.

O convívio com o professor de matemática  Abelardo, da escola SESI Alagoas, onde estudava, que incentivava uma “competição saudável” entre os alunos alimentou seu desejo de alavancar os estudos. “Acabei estudando mais, e temas mais avançados, com o objetivo de me destacar entre os meus colegas de turma”, relembra. As olimpíadas de matemática oficiais, no entanto, estavam fora do seu radar. “No meu ciclo social ninguém mencionava que existiam olimpíadas de matemática nacionais das quais poderíamos participar. Hoje esta informação é amplamente divulgada, mas não era assim onde morava.”

Buscando uma formação que o levasse à uma oportunidade de emprego, como por exemplo de professor da rede estadual de ensino, escolheu cursar licenciatura em matemática na Universidade Federal de Alagoas. As conversas com amigos do curso que já tinham visitado ao IMPA mudaram seu rumo. “Eles começaram a me mostrar o quão vasto é o mundo da matemática”, diz Jamerson, que fez transferência para o bacharelado, com o objetivo de focar na matemática pura. Depois de tanto ouvir falar do instituto, o alagoano veio pela primeira vez ao IMPA em 2013, para participar do 29° Colóquio Brasileiro de Matemática. Logo mais, cursaria o mestrado na instituição.

“Conclui todo este processo de formação nos últimos dez anos: graduação, mestrado e doutorado. Fiz muitos amigos que levo para vida, pessoas que são muito importantes para mim”, reflete o doutorando, que casou-se com uma colega da graduação. “Em termos pessoais, foi incrível.” Ele também não descarta os ganhos acadêmicos da empreitada. “Fui estimulado a conhecer diversos argumentos, ideias e áreas dentro da matemática. E essa é a parte da matemática que mais me motiva. O IMPA foi o lugar certo para isso.”

Finalizar a tese durante a quarentena imposta pela Covid-19 teve seus benefícios, aponta o matemático. “Parte substancial do meu trabalho foi feita na pandemia. Pude me concentrar mais e focar em finalizar meu doutorado.” Por outro lado, discutir temas complexos em breves encontros por videoconferência foi um desafio, aponta. Neste sentido, o apoio de seu orientador foi fundamental. “O professor Marcelo tem uma visão clara de conceitos complexos e acredito que esta experiência foi muito importante no desenvolvimento da minha pesquisa.”

Jamerson também não poupa elogios a seu coorientador, Carlos Gustavo Moreira, conhecido como Gugu. “É um matemático fenomenal, além de ser o maior artilheiro do futebol do IMPA. Tive o prazer de participar de muitos de seus gols em campo e fico feliz de ele participar de um dos meus na matemática”, comenta.

Ensaiando seus passos para o futuro, Jamerson planeja fazer um pós-doutorado, amadurecendo sua experiência com a pesquisa científica. No longo prazo, sua ideia é estreitar ainda mais laços com a disciplina. “Pretendo fazer um concurso e me estabelecer em alguma universidade.”

Leia também: Nem Albert Einstein saiu incólume de erros científicos
IMPA abre chamada pública para bolsa de pesquisa PCI