Navegar

18/03/2024

Jacob Palis é agraciado com medalha em sua cidade natal

Pesquisador emérito e diretor-geral do IMPA de 1993 a 2003, Jacob Palis foi um dos escolhidos pela Câmara Municipal de Uberaba (MG), cidade onde nasceu, para receber a Medalha Major Eustáquio. Criada em 1985, a honraria é a mais relevante da cidade e homenageia pessoas beneméritas que tenham feito ato de real importância relacionado ao município, bem como personagens ilustres, a título de Honoris Causa.

A distinção será entregue ao pesquisador em 1º de abril, no Auditório Esmeralda da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, durante a cerimônia de abertura da EMALCA – Escola de Matemática da América Latina e do Caribe. O evento procura, principalmente na região do Triângulo Mineiro e regiões vizinhas, jovens talentosos para seguir estudos de pós-graduação em matemática, ciência e engenharia. A iniciativa busca aperfeiçoar docentes do ensino secundário de Uberaba em temas de matemática escolar e estimular estudantes a continuar estudos universitários em matemática, ciência e engenharia. Esta edição da EMALCA é dedicada a Jacob Palis. O evento está com inscrições abertas. 

Biografia

Nascido em Uberaba (MG), Jacob Palis, 83 anos, formou-se em engenharia pela antiga Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ). Concluiu mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia (EUA), nos anos 1960. 

Leia mais: Divulgados os selecionados para designer e especialista de TI
IMPA Tech abre processo seletivo para contratação de professores
‘Special Holonomy’ reúne 100 participantes no IMPA

No início dos anos 1990, foi membro do Conselho Científico do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP, na sigla em inglês) e presidente da instituição de 2003 a 2005. Palis também foi secretário-geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS) de 2001 a 2006 e presidente a entidade entre 2007 e 2012.

Presidiu ainda a Academia Brasileira de Ciências (ABC) no período 2007-2016 e a União Internacional de Matemática (IMU) de 1999 a 2002. Em 2005, Jacob foi condecorado Cavaleiro da Ordem pela Legião de Honra da França.

Em 2018, recebeu nova condecoração: a medalha de Oficial da Legião de Honra da França, pelo trabalho de excelência realizado em prol da ciência mundial e das relações científicas entre a França e o Brasil. Mais recentemente, em 2019, conquistou o prêmio Abdus Salam Award, dividido com o físico Sandro Radicella e com a Biblioteca Marie Curie.

Leia mais: Folha: O estranho fenômeno do emaranhamento
Impa participa de evento em parceria com a Roche no Uruguai