'Special Holonomy' reúne 100 participantes no IMPA
Com 23 palestras e mais de 20 sessões de pôsteres, o Special Holonomy and Geometric Structures on Complex Manifolds reúne 100 participantes no IMPA. O evento, que ocorre até sexta-feira (15), conta com pesquisadores de destaque internacional na área. Pela primeira vez no instituto, o físico Bobby Acharya (King’s College London) afirmou que foi um prazer conhecer o IMPA.
“Queria agradecer aos nossos colegas que estão aqui neste adorável workshop. É um prazer estar no IMPA pela primeira vez. Realmente, é um lugar adorável. Hoje, vou entretê-los com um pouco de física, mas os objetos de estudo serão cones com holonomia especial. Então, já que temos uma audiência mista, passarei alguns minutos mostrando o framework no qual esse trabalho é estabelecido”, disse o pesquisador ao abordar o tema “Special Holonomy Cones, Conformal Field Theories and Confinement in Five Dimensions” na última quarta-feira (13).
Leia mais: ‘Uma honra ser convidado para palestrar’, diz Robert Bryant
Folha: O estranho fenômeno do emaranhamento
Impa participa de evento em parceria com a Roche no Uruguai
No mesmo dia marcou presença no encontro a física Mirjam Cvetic. Pesquisadora da University of Pennsylvania, ela falou sobre “Higher Symmetries of Quantum FIeld Theory from String Theory on Singular (Non-)Compact Special Holonomy Spaces.”
Robert Bryant (Duke University) e Ilka Agricola, (University of Marburg) integram o grupo de matemáticos que também participou do “Special Holonomy”. O evento foi uma parceria do IMPA com a Simons Foundation – instituição privada americana que financia pesquisas em matemática e ciências básicas.
Para o estudante de mestrado da UFRJ Yan Robert, o encontro é uma oportunidade de se aproximar do trabalho de pesquisadores renomados. “É uma chance de poder apreciar pesquisas de fora, de pessoas difíceis de ter contato. Então, um evento desse abre um leque de oportunidades. Podemos acompanhar qualquer palestra e perceber que o tema tem alguma relação com o que estudamos.”
Já Gustavo Martins, aluno de doutorado do IMPA, conta que foi atraído pelo evento pelas novidades. “No doutorado você fica centrado em pontos muitos específicos, então, esse evento permite ampliar o conhecimento dentro do mundo da geometria que é muito amplo.”
Leia também: IMPA anuncia bolsa de pós-doutorado em matemática
IMPA lança 3ª edição de livro de Severino Collier