Navegar

05/03/2024

Inscrições abertas para o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

As inscrições para a sexta edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia já estão abertas. Com o tema “Para as mentes que criam novos amanhãs”, a iniciativa da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração é destinada a profissionais de todo o país que tenham desenvolvido produtos, processos, metodologias ou serviços inovadores nas áreas de ciência da computação, ciências da Terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química. O candidato pode se inscrever voluntariamente ou ser indicado por instituições de pesquisa e ensino da área. O prazo vai até 19 de abril e a participação é gratuita. Consulte aqui o regulamento.

A premiação é dividida em duas categorias: Ciência e Tecnologia. A primeira vai reconhecer pesquisadores e equipes brasileiras com destaque no cenário científico mundial, e a segunda, profissionais que desenvolveram aplicações práticas e promoveram impactos positivos e relevantes na área. Os dois vencedores receberão um prêmio de R$ 500 mil cada.  

Os trabalhos serão analisados por uma comissão julgadora independente, composta por sete membros, entre eles, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader. A banca vai avaliar dois critérios: criatividade e originalidade e contribuição e impacto para a ciência ou desenvolvimento e inovação. O anúncio dos vencedores ocorrerá  em agosto. 

Leia mais: Cleber Haubrichs lança livro sobre Geometria de Situações
Prolímpico bate novo recorde de participantes
Faltam 15 dias para o fim das inscrições na 19ª OBMEP 2024

Marcelo Viana foi um dos premiados em 2019

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, foi um dos vencedores do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, que ocorreu em 2019. Especialista na área de Sistemas Dinâmicos, Viana conquistou a honraria por suas contribuições à ciência, que elevaram o prestígio do Brasil no cenário mundial. Veja aqui.

Na ocasião, o biólogo João Batista Calixto, professor-titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi agraciado na categoria Tecnologia. 

O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia tem o propósito de reconhecer o valor de pesquisadores que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do país e incentivar a produção da pesquisa científica e tecnológica de caráter inovador.

Leia mais: ‘Matemática deve ser tratada como bem da humanidade’
Folha: Heisenberg, Bohr e Einstein, confronto de gigantes