Navegar

12/03/2024

IMPA participa de evento em parceria com a Roche no Uruguai

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e uma equipe de dois cientistas de projetos, um pós-doutor e um bolsista de doutorado do Centro Pi participaram do Insights Lab Research Camp, em Montevidéu, Uruguai.

O evento foi promovido pelo Instituto Roche, em colaboração com diversos parceiros, dentre estes o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Instituto Serrapilheira e o IMPA. O evento teve como principal objetivo o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares em áreas como biologia, medicina, e matemática.

Leia mais: ‘Uma honra ser convidado para palestrar’, diz Robert Bryant
IMPA lança 3ª edição de livro de Severino Collier
IMPA anuncia bolsa de pós-doutorado em matemática

A equipe do Centro PI foi liderada pelo cientista de projetos Lucas Nissenbaum. A equipe trabalhou com pesquisadores do INCA, da Faculdade de Medicina da USP, e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

“Aprendemos muito sobre biologia e oncologia trabalhando neste projeto, áreas que são bem distantes do nosso dia-a-dia. Esta foi uma grande oportunidade de colaborarmos com pessoas incríveis do INCA, da USP, do IDOR e da Roche, entre outros, desenvolvendo conhecimento biológico associado a uma perspectiva matemática. O benefício destas colaborações é inegável, e adoraríamos continuar a trabalhar na área no futuro”, disse Nissenbaum.

Cerca de 50 pesquisadores de todo o mundo focaram em encontrar soluções e adquirir conhecimento a partir para desafios médicos complexos, frequentemente usando tecnologia.

Cerca de 50 pesquisadores de todo o mundo se focaram em encontrar soluções para desafios complexos usando tecnologia..

De 26 de fevereiro a 2 de março, aconteceu um pré-campo para jovens pesquisadores uruguaios e brasileiros. “Esses talentos de destaque, com publicações em revistas renomadas como a Nature, participaram de atividades para nivelar seus conhecimentos e prepará-los para a intensa semana de pesquisas a seguir”, disse Magnus Fontes, diretor do Institut Roche.

De 3 a 9 de março, as atividades reuniram pesquisadores experientes e jovens cientistas em uma abordagem intensiva sobre questões críticas em vários campos científicos, impulsionando a investigação em busca de novas direções de pesquisa.

O Uruguai foi o primeiro país das Américas a sediar o evento. Marcelo Viana propôs que o Rio de Janeiro seja sede da próxima edição do ‘Research Camp’, numa parceria com o IMPA e o INCA.

“A extensão de métodos quantitativos cada vez mais sofisticados ao domínio das ciências da saúde, visando por exemplo diagnósticos precoces de doenças graves, talvez seja a mais excitante fronteira das aplicações das ciências matemáticas – matemática, estatística, ciência de dados, inteligência artificial – da atualidade. O IMPA/Centro Pi aspira a ter um papel de relevo na resposta a esse desafio”, disse Viana.

Leia mais: Festival Nacional da Matemática vai ser em setembro no Rio
Folha: O paradoxo de Einstein, Podolsky, Rosen