Navegar

25/07/2023

IMPA está com inscrições abertas para o Prolímpico

O IMPA abriu nesta segunda-feira (24) as inscrições para o 7º Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos (Prolímpico), que tem como objetivo fortalecer a cultura olímpica em escolas de todo o país e incentivar a formação de professores voltados para competições matemáticas. 

Os interessados podem se inscrever até 27 de julho pelo site do IMPA. As inscrições são gratuitas. As aulas vão ocorrer de forma online entre os dias 31 de julho e 4 de agosto e serão disponibilizadas através do YouTube do IMPA. A programação das aulas será disponibilizada em breve. 

Leia mais: Jovens lotam o IMPA no primeiro dia do 34º CBM
Bernard Derrida inicia semana de plenárias no CBM
EBP começa dia 30 de julho em São Paulo

Todos os dias após cada aula, os participantes terão acesso a um formulário pela plataforma Google Classroom com uma pergunta sobre o curso  para ser respondida em até 24h. Apenas os inscritos que concluírem todos os formulários e a avaliação final, que acontecerá no dia 4 de agosto, receberão o certificado de participação. 

“O Prolímpico busca oferecer aos professores do ensino básico uma oportunidade de aperfeiçoamento em conteúdos e estratégias didáticas que são usadas nas salas de aulas, envolvendo temas e problemas das olimpíadas de matemática”, explicou Krerley Oliveira, coordenador do programa.

Realizado desde 2020, o programa é dividido em quatro módulos. O nível A é voltado para professores do Ensino Fundamental I e abrange conteúdos do 3º ao 5º ano. O nível 1 é focado nos professores do Ensino Fundamental II, do 6º e 7º ano; o nível 2 engloba os docentes do 8º ao 9º ano, e por fim, o nível 3 é voltado para professores do Ensino Médio. É possível se inscrever para mais de um módulo.

O programa tem como objetivo compartilhar conhecimentos mais específicos para os participantes, de acordo com a faixa de atuação, e incentivar a cultura olímpica desde cedo nas escolas. 

“O entusiasmo e engajamento no programa tem sido grande, com um número expressivo de inscritos. Isso indica como as olimpíadas contribuem para a melhoria do ensino no país”, destacou Samuel Oliveira, também coordenador do Prolímpico.

Leia também: Viana se reúne com ministro da Educação e prefeito do Rio
IMPA está com duas vagas abertas para pesquisadores