Navegar

07/05/2024

IMPA e Planetário do Rio farão intercâmbio de experiências

 

Representantes do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e do PlanetáRio (Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro) se reuniram nesta segunda-feira (6) para alinhar uma parceria entre as duas instituições. O encontro no Porto Maravalley reuniu o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, o presidente da Fundação, Renan Uccelli, o gerente acadêmico do IMPA Tech, Adriano Basilo, e Kátia Coutinho, coordenadora de ensino. 

Leia mais: Artigo científico de Bank e Mailybaev chega ao YouTube
Inscrições abertas para a 3ª Olimpíada Mirim-OBMEP
Na Folha, Viana fala sobre a ‘falácia do custo irrecuperável’

Com o intercâmbio de experiências, os alunos da graduação poderão participar de diferentes atividades ainda neste ano. “A parceria se insere na visão do IMPA de oferecer a seus estudantes uma formação rica e abrangente, muito além dos conteúdos programáticos, ao mesmo tempo em que colabora com o Planetário, um dos mais importantes e charmosos equipamentos de popularização científica do Rio de Janeiro”, afirmou Viana.

Um termo de cooperação técnica será formalizado em breve para fortalecer os laços da parceria, mas a primeira atividade já tem data marcada: uma visita guiada ao Planetário, na Gávea, em 18 de maio. 

O Planetário do Rio é o maior equipamento do tipo na América Latina. Os estudantes conhecerão o Museu do Universo, que abriga diversos experimentos interativos e exposições; as bibliotecas, que com acervo de, aproximadamente, 3,5 mil livros; a Praça dos Telescópios, onde ocorrem as observações por telescópio; as Cúpulas Carl Sagan e Galileu Galilei, entre outros espaços. 

Além da excursão, estão sendo programadas exposições e projetos de extensão conjuntos com os alunos da graduação.

Inaugurada em 1970, a Fundação Planetário se dedica a difundir Astronomia e ciências e a oferecer cultura e lazer de qualidade aos visitantes. A instituição preza pela sustentabilidade ambiental, econômica e social e desenvolve projetos que visam eficiência energética, preservação dos recursos, redução de emissões de gases de efeito estufa.

Leia também: Encontro Mulheres Matemáticas do IMPA: inscrições abertas
Fundação Behring concede bolsa de R$ 900 para medalhistas