Encontro Mulheres Matemáticas do IMPA: inscrições abertas
O Encontro Mulheres Matemáticas do IMPA (EMMI) chega neste ano à sua 4ª edição. Organizado por alunas do instituto para celebrar o Dia da Mulher Matemática, comemorado em 12 de maio, o evento vai promover um dia de palestras e bate-papos sobre os desafios da carreira acadêmica para as mulheres. Neste ano, as atividades ocorrerão em 13 de maio, no formato presencial e também on-line através da plataforma Zoom. O encontro está com inscrições abertas até o dia 9.
Leia também: ‘Meninas Olímpicas’ brincam e aprendem em visita ao IMPA
‘Experiência incrível’, dizem estudantes do Hotel de Hilbert
Graduação inovadora do IMPA é destaque no Jornal Hoje
Em um cenário no qual as mulheres representam cerca 30% dos cientistas do mundo, discutir os desafios das mulheres na academia torna-se cada vez mais necessário. Pensando nisso, o 4º EMMI vai trazer as pesquisadoras Jaqueline Mesquita (UnB), presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e Ana Cristina Vieira (UFMG), que vão abordar, respectivamente, as oportunidades para mulheres na matemática e a diferença de gênero na área. As pesquisadoras do IMPA, Carolina Araujo e Luna Lomonaco, também comandam de um bate-papo com os participantes. O encontro contará ainda com o grupo MatematiQueer, que realiza estudos de gênero e sexualidade em educação matemática. Para fechar o dia, as alunas do IMPA vão realizar uma roda de conversa e abordar suas experiências na área.
Luana Aparecida Soares Costa, aluna de doutorado do IMPA e integrante da Comissão Organizadora do evento, afirma que o desafio deste ano é aumentar a participação do público masculino nas atividades propostas. “É um evento que está se tornando tradição no IMPA e é muito importante que continuemos lembrando que as mulheres na matemática existem. Somos poucas, mas temos que lutar pelo nosso lugar na matemática. Queremos muito incentivar a participação dos homens, pois acreditamos que essa pauta seja de todos e necessária para que eles reflitam sobre o papel que eles têm na área”, disse a estudante.
Programação:
9:00 – Credenciamento
9:30 – Abertura
10:00 – Palestra: Oportunidades na Matemática – Jaqueline Mesquita
11:00 – Palestra: Gêneros, Sexualidades e Educação Matemática – MatematiQueer
14:00 – Palestra: Matemática não é só para eles – Ana Cristina Vieira
15:00 – Bate-papo com Carolina Araujo e Luna Lomonaco
16:00 – Bate-papo com as alunas do IMPA
Uma homenagem à Maryam Mirzakhani
O Dia da Mulher na Matemática homenageia a iraniana Maryam Mirzakhani (1977-2017), que se tornou a primeira mulher a receber a medalha Fields, em 2014.
No IMPA, o público participante do 4º EMMI poderá conferir ainda a exposição “Remember Maryam Mirzakhani”, que conta a trajetória da pesquisadora. A mostra reúne 18 painéis com fotografias, declarações e outras imagens da vida privada e profissional da matemática.
Leia também: TV Brasil mostra importância da matemática para a economia
‘OSs são avanço na gestão pública’, diz artigo no Valor