Navegar

15/12/2021

Hubert Lacoin vence Prêmio SBM 2021

O pesquisador do IMPA Hubert Lacoin é o vencedor do Prêmio SBM 2021. Lacoin foi escolhido por seu trabalho “Pinning and Disorder Relevance for the Lattice Gaussian Free Field II: the Two Dimensional Case”, publicado no Annales Scientifiques de l’École Normale Supérieure (ASENS), v. 52, p. 1331-1401, 2019.

Esta é a quinta edição da premiação da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que é bienal e escolhe o melhor artigo original de pesquisa em matemática publicado por jovens pesquisadores que residam no Brasil. A cerimônia da entrega do prêmio a Hubert Lacoin aconteceu nesta quarta-feira (15) e pelo Canal da SBM no YouTube

Na transmissão, Lacoin, que é francês, agradeceu aos colegas que o acolheram no Brasil e ao IMPA.

“Estou muito honrado e quero agradecer à comunidade brasileira de matemática pelo acolhimento que me deu e ao Claudio (Landim) pela sugestão de que eu viesse passar um ano no Brasil em 2011. Foi este primeiro ano que me deu a oportunidade de descobrir o Impa e o Rio. Pouco depois dessa visita cresceu em mim a ideia de voltar e me instalar no Brasil. Tenho a grande sorte de trabalhar no IMPA em condições ideais de pesquisa e ensino, e por isso quero agradecer também a todas as pessoas que fazem parte dessa instituição”, discursou.

 

Também presente na cerimônia, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, falou sobre o início da premiação. “Nós não queríamos apontar para quem tivesse o maior número de papers, mas sim reconhecer o trabalho de maior impacto e destaque intelectual”, afirmou.

O presidente da SBM, Paolo Piccione, elogiou no ato a qualidade do artigo do pesquisador premiado. “O artigo de Hubert deixou a comissão muito impressionada, e foi tratado como um possivel finalista desde o começo. Foi uma decisão extremamente compartilhada entre os membros da banca”, declarou.

Além de Piccione, o juri que escolheu o trabalho de Lacoin foi formado pelos pesquisadores Luigi Ambrosio, da Scuola Normale Superiore, na Itália; Stanislav Smirnov, da Universidade de Genebra, na Suíça; Maria J. Esteban, da Université Paris-Dauphine, na França, e Nalini Joshi, da University de Sidney na Austrália.

Nas quatro edições anteriores, três pesquisadores do IMPA foram premiados. Em 2013, Artur Avila ganhou com “On the regularization of conservative maps”, artigo publicado na Acta Mathematica 2015 (2010); em 2017, o vencedor foi Robert Morris, autor de “Independent sets in hypergraphs”, divulgado no Journal of the American Mathematical Society, volume 28 (2015); e em 2019, a vencedora foi Luna Lomonaco, que ainda não integrava o quadro do Instituto na época, com artigo “On Quasi-Conformal (In-)Compatibility of Satellite Copies of the Mandelbrot”, publicado em Inventiones Mathematicae 210 (2017).

Além de pesquisador associado do IMPA, Lacoin é doutor em matemática pela Universidade Paris Diderot, e mestre em matemática pela Universidade Paris Sud, ambas na França. Ele é ainda membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Suas pesquisas são focadas na teoria das probabilidades e em física matemática. 

Também este ano, Lacoin foi convidado para apresentar seu trabalho no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2022), que acontecerá em julho em São Petersburgo, na Rússia.